MARILENA WSTIN

“Um anjo de mulher”

Marilena Aparecida Gonçalves Westin (1939 – 2016)

Por: Redação | Editoria: cultura | 05/03/2018 | Visualizações: 2161

- Foto de Reprodução

Natural de São Sebastião do Paraíso, nasceu em 18 de setembro de 1939, filha de Joaquim Ferreira Gonçalves e Helena de Figueiredo Gonçalves. Sua mãe faleceu quando tinha cinco anos, mas teve como mãe de criação Zilda Andrade Gonçalves, pela qual tinha grande afeto. Aos dezenove anos se casou com Francisco Westin, com quem construiu uma família com duas filhas e dois netos.  
Desde criança era uma apaixonada pela leitura e pela escrita, razão pela qual decidiu ser professora. Graduada em Letras e Pedagogia, foi uma educadora exemplar, professora de Inglês na Escola Estadual Paraisense e primeira diretora da Escola Mariana Marques de Educação Especial, anexa à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), no período de 1986 a 1990. É lembrada pelos seus alunos com muito carinho pelo amor com que lecionava. Mais tarde, Marilena criaria a locadora de livros ANANDA, uma de suas grandes realizações, com o objetivo de promover o mundo da literatura. 
Marilena era uma grande amante da cultura, da literatura, dos espetáculos teatrais, da dança, da música e de todos os tipos de arte. A pintura era sua forte paixão, e nesta exposição você verá um pouco de seu mundo através de suas pinturas que retratam temas de anjos, representando sua conexão com o divino, e também  paisagens naturais, já que a natureza era sua grande fonte de inspiração. 
Estudiosa de diversos tipos de terapias alternativas como meditação, alimentação saudável, yoga, energia dos chakras, astrologia, força do pensamento positivo e tudo aquilo que lhe ajudasse a viver melhor, sua intenção era adquirir conhecimento, semear a paz e ajudar ao próximo. Mas pesquisar não foi suficiente para ela e, por isso, queria conhecer mais do mundo, e viajar era outra de suas paixões, se encantando por descobrir o desconhecido para entender melhor de si e dos outros. 
Marilena teve a sabedoria como seu grande dom, mas sempre soube que a única possibilidade de tornar o conhecimento útil é se compartilharmos o que sabemos com o mundo. Através de reportagens na revista Nova Show, difundia seus conhecimentos. Além disto, promoveu cursos de Meditação, para transmitir mensagens de positividade; de Suco Vivo, para ensinar os benefícios da alimentação viva; e de Ginástica Cerebral, para colaborar para melhora da qualidade de vida na terceira idade. Nos seus últimos anos de vida, participava do programa “Debates Populares” da rádio comunitária APAR  FM, o que a fazia muito feliz por ser uma comunicadora nata.  
MAG, como era conhecida nas redes sociais, era uma mulher sonhadora, realizadora e em constante busca espiritual. Ela difundiu seus ideais de amor e paz, suas mensagens de fé e otimismo, além de sua imensa gratidão pela vida, por todos os lugares que passou. Um ser humano com uma alma tão iluminada precisa ser homenageado, para que seu legado continue sendo espalhado pelo mundo, amenizando a saudade de todos aqueles que tiveram a oportunidade de conhecê-la. 

 

• CRÉDITOS:
Projeto: Denise Westin
Curadoria: Denise Westin , Margarete Madeira da Silva
Texto: Vitória Westin 
Produção: Denise Westin , Margarete Madeira da Silva, Malu Alves Pinto, Vitória Westin
Montagem: Malu Alves Pinto
Documentação e obras: Acervo Denise Westin e Margarete Madeira da Silva
Design Banner e convite: Gustavo Casarino
Foto de divulgação: Willian Jackson
Agradecimentos: Equipe da Casa de Cultura  

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897