POLEPOSITION

Vamos de Stock Car

Por: Sérgio Magalhães | Editoria: esporte | 12/03/2018 | Visualizações: 1599

Foto da selfie descontraída de Rubens Barrichello reúne os dez ex-F1 que vão acelerar hoje, em Interlagos - Foto de Fernanda Freixosa

Pilotos e equipes da Fórmula 1 encerraram ontem os testes de pré-temporada, na Espanha. Agora é empacotar tudo e despachar para Melbourne, onde o campeonato começa dia 25 com o GP da Austrália.
Há muito o que comentar sobre a Fórmula 1, mas hoje vamos de Stock Car. A temporada começa neste sábado, em Interlagos, com a volta da Corrida de Duplas que foi criada em 2014, mas deixou de ser disputada no ano passado por decisão da Vicar, empresa que organiza e promove a categoria.
Está será a 40ª temporada da Stock Car que começou em 1979 com os Opalas até chegar aos atuais chassi tubular com carroceria do Cruze/GM, em fibra de carbono e de vidro, câmbio de 6 marchas, e empurrados por um motor de 460cv, chegando aos 550cv com o acionamento do push, um botão de ultrapassagem que dá mais potência ao motor. 
O profissionalismo das equipes e o alto nível dos pilotos que competem regularmente, colocam a Stock Car em posição de destaque no cenário mundial entre as principais competições de carros de turismo.
Não por acaso, o campeonato deste ano atraiu dois nomes de peso: Nelsinho Piquet e Lucas di Grassi, ferrenhos rivais e campeões mundiais da Fórmula E (campeonato de carros elétricos). Os dois vão conciliar as duas competições.
Dos pilotos que vão disputar regularmente o campeonato, seis já correram na Fórmula 1: Rubens Barrichello, Antonio Pizzonia, Ricardo Zonta, Tarso Marques, Nelsinho Piquet e Lucas di Grassi.
E tem mais ex-F1 na Corrida de Duplas, com largada às 13h30, ao vivo no SporTV: Serão dez ao todo, com outros quatro convidados que se juntam aos citados acima. Felipe Massa é a principal atração da prova, como convidado de Cacá Bueno no carro 0 da Cimed Racing. Massa volta a Interlagos pela primeira vez depois da despedida emocionante da Fórmula 1, no ano passado.  Felpe Nasr também volta à pista onde correu pela última vez em 2016 com a Sauber, agora para dividir o carro 90 da Eurofarma RC com o titular, Ricardo Mauricio. Nasr chegou a ser cotado para correr a temporada toda da Stock Car, mas o negócio não deu certo porque ele já tinha firmado compromisso nos Estados Unidos para disputar provas de longa duração, onde estreou com o 2º lugar nas 24 Horas de Daytona.
O belga Jérôme D´ambrosio, atualmente na Fórmula E, que disputou 20 GPs de Fórmula 1 entre 2011 e 2012 pelas equipes Lotus e Virgin, será parceiro de Lucas Foresti no carro 12 da Cimed Racing Team, co-irmã do time que terá Cacá Bueno/Felipe Massa. E Luciano Burti, comentarista da TV Globo, que correu pelas extintas Prost e Jaguar, vai matar a saudade da Stock, onde também competiu depois que deixou a Fórmula 1, formando dupla com Diego Nunes no carro 70 da Full Time Sports.
A prova terá 66 pilotos, 16 deles são representantes de dez nacionalidades diferentes como Inglaterra, Bélgica, Austrália, Holanda, França, Portugal, Suíça, Espanha, Argentina e África do Sul. Ao todo são dez categorias diferentes do automobilismo mundial representadas por brasileiros e estrangeiros.
Poucas corridas de automobilismo do mundo conseguem reunir tantos pilotos do mais alto nível como a Stock Car nesta abertura de campeonato. Por aí vê o tamanho e importância do evento. 
A temporada terá 12 etapas, 9 no formato de rodadas duplas, exceção apenas para a Corrida de Duplas, a Corrida do Milhão, e a última do ano, o que dá um total de 21 provas.
A Stock Car ganhou uma nova equipe, a Squadra G-Force, que se junta às outras 16, totalizando um grid de 33 carros inscritos. Não é pouca coisa, principalmente em tempos de vacas magras por causa da instabilidade econômica. E tudo isso sem perder a qualidade e competitividade. 2018 promete ser um grande ano para a Stock Car.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897