UFLA

Secretário de Educação Superior do MEC prevê projeto de impacto nacional com a vinda da UFLA

"Estou muito impressionado com o que a cidade tem a oferecer", afirma secretário de Educação Superior do MEC

Por: João Oliveira | Editoria: educacao | 14/03/2018 | Visualizações: 6467

- Foto de Nelson P. Duarte/Jornal do Sudoeste

O secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Paulo Monteiro Barone e o pró-reitor de graduação da Universidade Federal de Lavras (Ufla), Ronei Ximenes Martins, estiveram em São Sebastião do Paraíso na segunda-feira (12/3). Barone veio conhecer a área que deve ser doada à Universidade para implantação do campus da Ufla em Paraíso, como também discutir os rumos do projeto para a cidade. O secretário destacou o quanto ficou impressionado com a estrutura do local e pontuou perspectivas positivas da vinda da universidade para o município.
Depois de sobrevoar a área onde se pretende implantar o campus, acompanhado pelo deputado Carlos Melles  Paulo Barone participou de reunião na Prefeitura com o prefeito Walker Américo, vereadores e secretários municipais.
Melles destacou a importância do encontro e salientou que aquela seria uma das reuniões mais importantes que já aconteceu no município. Disse também sobre a importância do secretário de Educação para seja viabilizada a implantação do campus em Paraíso.
Para o pró-reitor da Ufla, Ronei Martins, a preocupação é trazer uma universidade para o município que mantenha o nível de excelência da Ufla. "Não é trazer mais cursos, e sim os melhores, além da cidade ser uma referência para a região assim com a sede da Ufla o é em Lavras. Aqui temos um espaço excelente e que reúne todas as condições que nós necessitamos para ter um campus universitário moderno, de ponta e que possa desenvolver ciência e tecnologia e formar pessoas aqui para região e outras cidades do Brasil. É difícil encontrar uma região que ofereça uma estrutura tão boa e encontrar uma ambiente tão propício para o projeto se inicie. Acredito que estamos lançando uma boa semente para o futuro e que gerará um ótimo fruto", completou
"Nesse primeiro ciclo de expansão universitária a UFLA foi das poucas instituições que não abriu outro campus, permanece na sua sede. A vinda e a proposta para São Sebastião do Paraíso nasceu de uma visão estratégica, de uma percepção realmente de possibilidades, e da seriedade com que o deputado Carlos Melles trata estas questões todas. A intenção da UFLA não é fazer nenhuma expansão, ela foi muito bem pensada e essa aqui é uma exceção. Nós observamos as condições todas, para que tudo funcione muito bem", observou o pró-reitor da Ufla.
O professor Paulo Barone, disse que agradecia São Sebastião do Paraíso pela possibilidade de nos permitir pensar o projeto, e à Ufla, por permitir realizar o projeto, e ao deputado Melles por ser um apoiador incondicional da área da educação e das universidades.
Podemos a partir da nossa condição que é aparentemente particular, de foco regional, fazer coisa muito mais ampla, disse ele. "È importante ter o pé no chão, ser realista, não se pode perder a sustentação, mas por outro lado tem que ter a cabeça nas nuvens.  A sustentabilidade associada  a pretensão no bom sentido, são elementos muito importantes para qualquer época, quem dirá na época em que estamos vivendo.  Estamos falando de uma região como o Sul - Sudoeste de Minas que tem virtudes difíceis de comparar com outras regiões do país. Entroncamento logístico importante, com acesso a outros ambientes, e ao mesmo tempo temos a UFLA que é destaca-díssima, uma das melhores universidades do continente. Então temos que somar estas forças", salientou.
"Teremos um projeto e vamos atuar da forma mais rigorosa possível para ele ser de impacto nacional, que tenha influência para a cidade, para a economia da região, seja um farol. Temos que fazer uma coisa arrojada, com a maior qualidade possível, esta é a visão da nossa parceria. Não queremos fazer algo pequeno, sim que tenha muita pretensão no bom sentido. Sustentabili-dade, realismo, mas muita pretensão", disse professor Barone.
Sobre a área onde seria construído o Sesc, e se pretende implantar o campus da Ufla, ele mencionou ter  "localização estratégica dentro da cidade e também que a infraestrutura é de excepcional qualidade, o que vai simplificar, e muito, a implantação rápida dos primeiros prédios e, por tanto, das primeiras atividades da Universidade Federal de Lavras em São Sebastião do Paraíso. Estou muito impressionado com o que a cidade tem a oferecer com a implantação desse novo projeto". 
Com a implantação da UFLA,  além da graduação, segundo o professor Barone, o projeto "inclui  pós-graduação para que possa desenvolver conhecimento de alto nível, incubação de empresas para gerar negócios a partir das atividades acadêmicas". Também estamos pensando em um centro que reúna a colaboração de algumas universidades da região mineira no sentido de fazer um bom projeto de educação à distância, centrado em São Sebastião do Paraíso".
Se tudo ocorrer conforme planejado, conforme prevê o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação a expectativa é que ainda em 2019 comecem as aulas, mas tudo dependerá do ritmo de licitação e execução de obras. Porém, diante da estrutura que a Ufla já possui naquele local, o projeto deve andar muito mais rápido que o planejado. 
O prefeito Walker Américo de Oliveira destacou o trabalho que veio sendo desempenhado pelo deputado Melles em intermediar a implantação da Universidade no município e também a importância da presença do secretário em São Sebastião do Paraíso. "IÉ uma esperança não apenas para o povo paraisense, como também da região e que sabe que estamos pleiteando a vinda da universidade para cá. E um grande passo para Paraíso e resultado da soma de esforços do deputado Melles, Antônio Carlos Arantes e dos vereadores junto com o Governo Federal. É um ganho muito grande no que se diz respeito a economia e educação, então, para nós esse é um momento de vitória de brindar São Sebastião do Paraíso com esta Universidade", disse.
Estiveram presentes os vereadores Sérgio Aparecido Gomes, Paulo César Souza, Vinicius Scarano, e secretários municipais.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897