SAÚDE ANIMAL

Doença de Lyme

Por: Rogério Calçado Martins | Editoria: saude | 14/03/2018 | Visualizações: 1266

- Foto de Reprodução

A “Doença de Lyme” é uma infecção ocasionada por uma bactéria de nome Borrelia burgdorferi e é transmitida através da picadura de carrapatos. Ela ocorre mais em cães de zona rural do que nos que vivem na cidade, o que é justificado pelo tipo de carrapato que transmite. Essa doença também pode acometer seres humanos, caso sejam picados por carrapatos contaminados.
Os sintomas são, em grande parte, limitados ao sistema locomotor. Nos casos agudos há febre, inapetência, aumento do tamanho dos linfonodos e uma rigidez generalizada dos membros. A claudicação (manqueira) e a dor são difíceis de serem localizadas com exatidão, já que mudam de um membro para o outro.
Em casos crônicos, há o desenvolvimento de artrite inflamatória intermitente ou recorrente, que afeta, em geral, duas ou mais articulações. Em alguns pacientes há perda na função renal e inflamação renal (glomerulonefrite), podendo também ocorrer inflamações no miocárdio e endocárdio, apesar de raras. Há, ainda, anormalidades neurológicas, mas ainda são achados recentes.
O diagnóstico para Doença de Lyme é difícil, pois os sinais clínicos e físicos são inespe-cíficos, o isolamento do microorganismo é difícil e os anticorpos encontram-se disseminados. Os sintomas devem ser diferenciados quanto a outras doenças de articulação, com Doença Reumatóide, por exemplo. Uma boa resposta ao tratamento pode sustentar o diagnóstico de Lyme.
O paciente sob suspeita deve ser encaminhado ao Médico-veterinário para completa avaliação clínica, física e laboratorial, para que um tratamento adequado seja iniciado rapidamente. O proprietário deve usar produtos carrapaticidas de boa qualidade e próprios para cães. Esses produtos devem ser usados não apenas quando o animal estiver com os carrapatos mas também para prevenção dos mesmos. Portanto devem ser usados periodicamente, conforme orientação do veterinário.


*ROGÉRIO CALÇADO MARTINS
– médico-veterinário – CRMV/MG 5492
*Especialista em Clínica e Cirurgia Geral de Pequenos Animais (Pós-graduação “lato sensu”)*Membro da ANCLIVEPA (Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais)
*Consultor Técnico do Site  www.saude animal.com.br
*Proprietário da Clínica Veterinária VETERICÃO (São Sebastião do Paraíso/MG)


 

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897