PÓS-GRADUAÇÃO

Professoras se destacam em curso de pós-graduação na Unifal

Por: Roberto Nogueira | Editoria: educacao | 17/03/2018 | Visualizações: 2177

Alunos participam de atividades - Foto de Reprodução

Professoras da rede municipal de ensino da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso estão sendo destaque com seus trabalhos, inclusive em sala de aula, ao participarem do curso de pós-graduação  em  Teorias e Práticas  da  Alfabetização da Universidade Federal de Alfenas (Unifal). O curso é realizado na cidade pelo polo local da Universidade Aberta do Brasil (UAB), com aulas à distância, atividades e projetos desenvolvidos com alunos do município. “É uma oportunidade valiosa que obtivemos da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, de aperfeiçoarmos o conhecimento, de fazermos algo diferente e com resultados altamente positivos para os nossos alunos, com reflexos na escola, na família, na sociedade, assim como para nós que estamos sobressaindo com nossas propostas pedagógicas muito bem avaliadas”, descreve Elainy Cristina dos Santos Lisboa, da Escola Municipal Campos Amaral.
O curso oferecido em Paraíso é realizado para uma turma de 40 alunas que já concluíram curso superior de graduação envolvidos em processos educacionais. A proposta é direcionada para profissionais com perfil de quem vai atuar na educação de natureza reflexiva e crítica, formadora de sujeitos conscientes e participantes de sua realidade histórica e social. O objetivo é preparar os professores para ações pedagógicas inovadoras e eficientes.
A professora Larissa Marcomini iniciou o curso com o apoio da Prefeitura e incentivo da Secretaria Municipal de Educação. “Desenvolvi um plano de ação dentro do que é previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)”, comenta. Na avaliação ocorrida ela teve 100% de aproveitamento. “É gratificante ter um resultado assim, é um grande aprendizado em conjunto com os alunos que vem de encontro com nossa vontade de crescer, de buscar algo novo, há uma quebra de paradigma e assim conseguimos mudar a rotina em sala de aula reciclando e renovando o aprendizado”, descreve. Ela destaca que não se pode ficar parado no tempo porque as crianças de hoje são interativas e há necessidade do ensino acompanhar o ritmo delas. 
Conforme Lúcia Guimarães  que é professora para Uso e Ensino da Biblioteca, o curso de pós-graduação realizado foi definido como “fantástico”. Ela destaca aspectos como a flexibilidade, os leques de oportunidades que são abertos e os horizontes que são descortinados através dos trabalhos com os alunos em sala “Não somos iniciantes, várias professoras já tem outras especializações, vivências e são cerca de 40 professoras e a grande maioria da rede municipal que estão participando e alcançando ótimas notas na avaliação”, define.
Para participarem do curso as professoras passaram por um processo seletivo e as aprovadas iniciaram o curso no Polo de Paraíso, utilizando uma plataforma própria para as aulas à distância, com avaliações que são feitas na cidade. As alunas recebem o apoio e interagem com a participação de tutoras e professoras de apoio que auxiliam na aplicação do conteúdo ensinado. Conforme Elainy, o resultado final é indescritível. “A gente abre mão da família, do lazer aos fins de semana para se dedicar e há toda uma preocupação com o trabalho, com a preparação do material e tudo que é feito. Esta nota 100 não é minha, pois, eu divido com meus familiares, com os alunos e com toda escola”, comemora.
Ela enfatiza que é motivo de orgulho ter pessoas da rede pública alcançando resultados tão expressivos dentro das salas de aulas e nas avaliações individuais dos trabalhos de cada professora. “A rede é municipal e a escola é pública, com professores cursistas de uma especialização em uma faculdade federal, comandado por um órgão municipal, no caso a nossa Uaitec”, enumera. Elainy ressalta que tem plena confiança na rede que seus familiares atuam nela. “Minha filha, afilhados, minha família está aqui e como quero o melhor para todos eu confio plenamente no que temos a oferecer”, assegura.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897