ENCONTRO

Educadoras de Paraíso participam do Encontro Nacional de Educação Municipal

Por: Roberto Nogueira | Editoria: educacao | 30/03/2018 | Visualizações: 2121

Secretária e assessoras participam de Fórum realizado em São Paulo sobre diretrizes da educação - Foto de Divulgação

Três representantes da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso participaram entre os dias 25 e 28 de março do Encontro Nacional de Educação Municipal. O evento foi realizado no Bourbon Hoteis & Resort, em São Paulo (SP) quando foram debatidos diversos assuntos ligados às atividades nas escolas, como palestras, capacitações e troca de experiências. "Foi um encontro muito valioso, considerando que foram apresentados assuntos que estamos vivenciando na nossa Rede Municipal e outros que foram apresentados como novidades", informa a secretária Municipal de Educação, Maria Ermínia Preto de Oliveira Campos.
O Fórum Nacional de Educação (FNE) é um espaço de interlocução entre a sociedade civil e o Estado brasileiro; uma reivindicação histórica da comunidade educacional e fruto de deliberação da Conferência Nacional de Educação (Conae 2010). De caráter permanente, o Fórum foi criado pela Portaria Ministério da Educação n.º 1.407 de 14 de dezembro de 2010, publicada no Diário Oficial da União de 16 de dezembro de 2010, e instituído por lei com a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE).
O evento reuniu secretários de educação de diversas cidades e estados. Estavam presentes representantes dos estados de Minas Gerais, Tocantins, Pará, Paraná, Ceará e São Paulo. "Todos os anos estamos acostumadas a participar do Undime que é o encontro promovido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, que neste ano será em abril, mas o encontro de agora também foi muito importante pelo conteúdo dos temas apresentados", relata a secretária. Além dela também participaram por Paraíso a assessora pedagógica Ana Elisabete Carvalho Pádua e a assessora Márcia Maria Silva.
Entre os temas debatidos consta o Ensino no Século XXI. "Tivemos uma palestra direcionada a sairmos da mesmice e irmos em busca de inovações para o ensino", comenta Maria Ermínia. Uma das palestrantes foi Bernadétte Beber, educadora pós-doutorada. Entre os temas abordados foi o
Plano de Ações Articuladas (PAR). Trata-se de uma estratégia de assistência técnica e financeira iniciada pelo Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, instituído pelo Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007, fundamentada no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), que consiste em oferecer aos entes federa-dos um instrumento de diagnóstico e planejamento de política educacional, concebido para estruturar e gerenciar metas definidas de forma estratégica, contribuindo para a construção de um sistema nacional de ensino.
De acordo com a secretária além das ações articuladas e as orientações sobre a captação de recursos, ela esteve em contato com a secretaria repassando as orientações recebidas. Ainda foi tratado sobre como trabalhar assuntos como o bulling nas escolas e a Neurociência. "Outro assunto interessante que para nós é tido como novidade é a Gameficação, processo em que a escola é mediadora das mensagens midiáticas voltado para alcançar um objetivo comum entre os membros da escola", relata. Também foi abordada a questão do sujeito integral e integrado.
O Fórum foi promovido pelo Instituto Santos Brasil que é uma instituição que durante quase uma década promove a realização de cursos, congressos, seminários e simpósios por todo o território nacional, oportunizando aos profissionais de diferentes áreas do setor público, capacitação e habilidades técnicas necessárias para a excelência de seu trabalho.. "Ficamos muito felizes por termos participado principalmente por descobrirmos que em muitos setores estamos adiantados em relação a outros municípios e estados, como é o caso da eleição direta para diretores e no desenvolvimento do projeto a importância de ler", avalia a secretária.
Maria Ermínia disse ainda que teve a possibilidade de falar e expor sobre os projetos desenvolvidos na Rede Municipal de Ensino de Paraíso. "Certamente é um evento que nos auxilia a refletir sobre o trabalho desenvolvido e que nos traz novas maneiras de olhar e pensar vários projetos que estamos já desenvolvendo e que queremos realizar nas nossas escolas", finaliza.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897