AUTISMO

OAB em Paraíso promove Semana de Conscientização do Autismo

Por: João Oliveira | Editoria: saude | 30/03/2018 | Visualizações: 993

- Foto de Reprodução

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Autismo da 41ª Subseção da Ordem dos Advogados de São Sebastião do Paraíso realizará nos dias 4 e 7 de abril, respectivamente, palestras e caminhada voltadas para a Semana de Conscientização do Autismo.
A palestra que será realizada no dia 4, em parceria com a Libertas Faculdades Integradas, acontece entre as 19h e 21h. O tema a ser tratado será "Conversando sobre Transtorno do Espectro Autístico: sua problemática e os diálogos possíveis para sua abordagem".
Já no dia 7, dando continuidade a programação, haverá a Caminhada de Conscientização do Autismo, às 10h, com concentração na Praça Comendador José Honório com destino a Praça da Fonte. Neste dia, a comissão divulgará a
venda das camisetas da AMA de São Sebastião do Paraíso, com objetivo de arrecadar fundos para a Associação.


 


O AUTISMO
Tema ainda pouco abordado, as atenções se voltam para o Autismo no dia 2 de abril, quando é celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo.  A data serve para ajudar a conscientizar a população mundial sobre esse transtorno que se desenvolve no cérebro e que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de dezembro de 2007, com o intuito de alertar a sociedade e governantes sobre esta doença, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos sobre o que representa o autismo.
No Brasil, o Dia Mundial do Autismo é celebrado com palestras e eventos públicos que acontecem em várias cidades brasileiras. O objetivo, como em todo lugar, é ajudar a conscientizar e informar as pessoas sobre o que é o Autismo e como lidar com a doença. Nesta data, vários pontos turísticos do país são iluminados de azul, cor que simboliza o Autismo.


O QUE É?
O Autismo pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral, conhecido por "Transtornos de Espectro Autista"  ou TEA. Alguns dos sintomas são: fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem, dificuldades de relacionamento e limitações na comunicação. No entanto, vale ressaltar que o autismo é único para cada pessoa. Esse transtorno possui diferentes níveis que variam de pessoa para pessoa, que pode ir desde leve, passando pelo moderado e até o grave.


EM PARAÍSO
Em Paraíso, o evento no dia 4 fará parte da comemoração referente ao Dia Mundial do Autismo. O intuito será abordar noções introdutórias sobre essa temática, sob os diversos ângulos de profissionais das diversas áreas, com a finalidade de se construir um fluxo de conversas acerca do tema, consolidados por meio de ações concretas oriundas desse diálogo.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897