APC

Posse de Clarindo na APC

Por: Redação | Editoria: cultura | 29/03/2018 | Visualizações: 997

- Foto de Reprodução

Na noite do dia 24 de março, na sede da Academia Paraisense de Cultura, tomou posse o mais novo Membro Efetivo, o maestro e escritor Clarindo Anacleto de Pádua Netto, que passa a ocupar a cadeira de número 31. O patrono escolhido foi o músico e maestro José Acácio Santana,  especialista em Canto Coral Sacro.
Pascoalina Coelho foi a cerimonialista, e conduziu a reunião de forma objetiva.
A mensagem exordial intitulada “Todo caminho” de Guimarães Rosa, foi proferida pelo acadêmico André Cruvinel e nos convidou a refletir sobre a vida. A acadêmica Maria Rita Preto Miranda fez a leitura do currículo de Clarindo, de forma clara e organizada.
A beca, levada pela filha de Clarindo, Adriana Suzart de Pádua, foi recebida pelo presidente Reynaldo Formagio Filho, que a colocou no novo acadêmico ao lado da acadêmica Francisca Borges da Cunha Zanin. Francisca, com voz suave e doce, desejou as boas vindas ao novo acadêmico. 
O presidente Reynaldo lhe entregou o Certificado de Posse,  o parabenizou e também lhe deu as boas vindas. A acadêmica Edyna Maldi Borges, de forma emotiva, leu poema de autoria do Patrono da Cadeira de número 31, José Acácio Santana. 
O acadêmico Luiz Ferreira Calafiori falou sobre o livro escrito por Clarindo, “Conhecendo o Finale” que naquela noite teve seu lançamento oficial. Clarindo escreveu sobre o editor de partituras Finale, considerado o mais avançado entre os existentes no mundo atual e muito útil aos músicos.
Mariana Carvalhares exibiu alegremente o livro de seu querido avô para as pessoas que estavam presentes, enriquecendo o evento com seu charme.
Na parte artística, se apresentaram a acadêmica Miriam Lauria Mantovani, que ao piano interpretou Rapsódia Sueca e o Coral  Santa Paula Frassinetti. Sob regência de Clarindo e com Tina ao piano, o Coral apresentou duas músicas de autoria do Patrono José Acácio Santana. Na palavra vaga, proferiram elogios a Clarindo, o senhor Nivaldo Milanesi, e os  acadêmicos Pedro Delfante e Alexandre Cavallero, que nos lembrou da época que Clarindo foi gerente do Banco do Brasil, agência de São Sebastião do Paraíso. 
A noite foi encerrada com deliciosos bombons, que foram gentilmente servidos.
Ivan Maldi

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897