CURTAS

CURTAS EDIÇÕES 2190

Por: Redação | Editoria: acidente | 02/04/2018 | Visualizações: 2326

- Foto de Reprodução

ANALISANDO
A Câmara Municipal está analisando o Projeto de Lei nº 4850 que concede  reajuste ao servidor público municipal na ordem de 3% e também em 2,41% para o auxílio alimentação. O projeto que deu entrada na casa foi encaminhado à Comissão de Finanças, Justiça e Legislação que deverá emitir parecer. A proposição deve ser analisada com urgência a ponto de que se aprovada a iniciativa possibilite que os novos valores sejam pagos a partir do salário de março. A expectativa de funcionários é que se tenhaá uma definição antes do fechamento da folha de pagamento.  
AO SENADO
O deputado federal Carlos Melles pode ter um novo destino em sua carreira política. Depois de seis mandatos na Câmara dos Deputados, surgiram desde a semana passada rumores de que o parlamentar poderá concorrer ao Senado nas eleições de outubro próximo. As informações têm origem em Belo Horizonte onde a política está fervilhando nos últimos dias com múltiplas possibilidades entre os vários políticos. Segundo a notícia, o próprio Melles teria pleiteado um lugar na chapa, caso se confirme a união entre o Democratas e o PSDB. 
MDB
Os membros do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) comemororam na segunda-feira,26,  os 52 anos do partido. Lideranças relembraram a história de lutas e defenderam o protagonismo do partido. Também foi aventada sobre a possibilidade da legenda lançar um nome e ter candidatura própria para concorrer ao Governo de Minas. O nome do deputado Adalclever Lopes é apontado como o que será o cabeça de chapa para disputar as eleições. No entanto há divisões entre a parte sadia e a banda podre como foi dito por um dos correligionários, referindo-se a parte que continua defendendo a coligação com o PT de Fernando Pimentel. 
FEDERAL
Por falar em MDB o presidente da Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso, Marcelo de Morais anunciou na sessão da Câmara, na segunda-feira, que recebeu convite do partido para disputar as eleições como deputado federal. Em tom de suspense ele disse que tem mais alguns dias para pensar e dará uma resposta ao chamamento.  Na mesma ocasião foram anunciados como pretensos candidatos os ex-vereadores da Câmara de Paraíso, o comunicador Ademir Santos e o professor José Wilson do Amaral. . 
EXPECTATIVAS
Prefeitos de todo o Brasil aguardam com expectativa posicionamento do Governo Federal para repassar as Prefeituras o pagamento referente o Apoio Financeiro aos Municípios (AFM). Até o momento, o aporte de R$ 2 bilhões não entrou nas contas municipais e ainda sem previsão para data de pagamento. Segundo representantes do movimento municipalistas são criadas  constantes burocracias que emperram a concessão do auxílio anunciado em novembro de 2017.Uma vez sancionado pelo Palácio do Planalto, resta os três Ministérios (Saúde, Assistência Social e Educação) publicarem uma portaria autorizando o pagamento aos Municípios.
VERBA
O município de São Sebastião do Paraíso recebeu um recurso de R$ 300 mil para a estruturação de Unidades de Atenção Especializada em Saúde. Trocando em miúdos a grana deve ser utilizada para compra de equipamentos inclusive aparelho de raio-x e modernização. O dinheiro já está na conta da Prefeitura e foi obtido por meio de emenda parlamentar do deputado federal Aelton Freitas (PR), a pedido do vereador Paulo César de Souza (Tatu). Através das redes sociais a Prefeitura agradeceu o empenho do deputado na destinação deste dinheiro, que segundo se anuncia muito irá auxiliar na melhoria do nosso serviço de Saúde na cidade.
APAES
A falta de regularidade no repasse de recursos públicos é uma das principais dificuldades na parceria entre o Governo do Estado e as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes). Esse foi o tom dominante nos discursos durante a audiência pública da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizada na segunda-feira, 26. A reunião destinou-se a debater as parcerias entre essas instituições e o Estado e a celebrar o Dia Estadual das Apaes, comemorado em 25 de março. A data foi escolhida por ser o dia de fundação da Federação das Apaes de Minas Gerais. Ano passado comissão da Assembleia  esteve visitando a Apae de Paraíso e também passou por Monte Santo de Minas .
ALIMENTOS
A Prefeitura de Paraíso abriu processo de licitação na modalidade pregão presencial, tipo menor preço por item, que tem como objeto a escolha mais vantajosa e eventual contratação de empresa para o fornecimento de gêneros alimentícios como carnes e derivados. Assunto semelhante já deu muito o que falar, inclusive no Legislativo, ano passado em relação a aquisição de alimentos pelo Município. Para os investigadores de plantão a informação de que o material destina-se a diversos setores da prefeitura, com entrega parcelada pelo período de seis meses. A participação é exclusiva para microempresas, empresa de pequeno porte ou micro empreendedor individual. A abertura será dia 10 de abril às 9 horas e o edital completo está disponível no setor de Compras e Licitações.
CHAMADA
Com o Processo de nº386/2018 também foi lançada a chamada pública pelo Município para a aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar do empreendedor familiar rural, destinado ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), durante seis meses. Os grupos interessados deverão apresentar documentação para habilitação e projeto de venda até o dia 17 de abril às 9 horas. O edital neste sentido também já está disponível nos setores competentes. É uma grande oportunidade aos produtores rurais da agricultura familiar se posicionar para comercializar seus produtos. Uma fonte de renda que tem ajudado o setor se manter e desenvolver como fonte geradora de emprego e renda em Paraíso, mesmo com alguns trabalhando contra para criar fatos que não condizem com a realidade.
COOPARAISO
Muita gente está de olho no calendário, precisamente para a data de 5 de abril, quando acontecerá  assembleia geral e extraordinária da Cooparaiso. Está previsto a apresentação de relatório de gestão do exercício 2017 com prestação de contas, balanço demonstrativo e pareceres. Até meados de 2017 segundo afirma-se, já havia sido pagos 40% da dívida da empresa. Também haverá eleição dos membros do Conselho Fiscal para o exercício 2018 entre outros assuntos. Na segunda assembleia a pauta prevê debate sobre o destino das sobras de 2016 e criação de um fundo para cobrir prejuízos passados. Evento será na sede da cooperativa a partir das 9 horas. 
JÁ TEVE
A Cooparaiso tem feito falta. Onde havia uma cooperativa de cafeicultores montou-se um “shopping rural”. Não há mais balizamento de preços na hora da comercialização, tratativa de assuntos e reuniões para orientações técnicas aos produtores somente por parte de empresas privadas. O foco do “shopping” não parece ser a cafeicultura. 
PREOCUPANTE
O relato desesperado de um pai, conforme artigo de Sebastião Tadeu Ribeiro publicado nesta edição do “JS”, mais que um apelo, reflete uma situação que deve ser revista por autoridades e órgãos de segurança. Seu filho tornou-se dependente químico, e semelhante a tantos outros que foram levados a esta nefasta experiência, ficou agressivo, furta em sua própria casa ou onde mais lhe apetece. A conclusão dolorosa, dita em pranto, foi que o rapaz teve o contato com este flagelo, na escola em que foi para estudar.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897