CURSO DE PODA

Prefeitura e Cemig realizam curso sobre poda e manutenção de árvores

Por: Roberto Nogueira | Editoria: cidades | 04/04/2018 | Visualizações: 3374

Biólogo Lucélio Assunção passou instruções sobre as atividades de poda e manutenção das árvores - Foto de Roberto Nogueira

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM) está promovendo em parceria com a Cemig um treinamento de poda de árvores. As atividade iniciadas na terça-feira, 3, serão concluídas nesta quarta-feira,4, com atividades relacionadas a avaliação sobre árvores de riscos na área urbana. Dividido em duas etapas, o curso terá a parte teórica a partir das 8h na sede da secretaria, localizada a Rua Mariana Amaral, 30, Lagoinha.
A convivência entre as árvores e a rede elétrica depende da poda feita periodicamente, com o objetivo de diminuir as interrupções no fornecimento de energia elétrica e garantir a segurança operacional das redes elétricas. Constantemente, a Cemig apoia as prefeituras na supressão de árvores retirando o risco relacionado ao sistema elétrico, e a prefeitura conclui o procedimento.
O treinamento realizado tem por objetivo melhorar a qualidade das podas de árvores na área urbana e de segurança no trabalho, além de nivelar a parte técnica com os outros órgãos públicos que trabalham com esta atividade. O curso envolve a avaliação de árvores de risco, a poda de árvores em sistemas elétricos, os procedimentos administrativos e legislação municipal, a segurança e bem estar na poda de árvores, os aspectos jurídicos para a floresta urbana e a prática da avaliação de risco e poda de árvores. Para a orientação dos serviços, as melhores técnicas disponíveis são utilizadas, baseadas em recomendações da Sociedade Internacional de Arboricultura e da Norma Brasileira ABNT NBR 16246-1:2013 e outras legislações.
Conforme a secretária de Meio Ambiente, Yara de Lourdes Souza Borges a iniciativa visa possibilitar a capacitação dos profissionais do setor que atuam pela Prefeitura e outros segmentos. “Conseguimos reunir aqui pessoas não só de Paraíso, mas também convidamos outros municípios da nossa região para aproveitar esta oportunidade”, disse. Ela destaca que é uma das preocupações da secretaria proporcionar a capacitação aos profissionais para que se tenham melhores conhecimentos sobre as técnicas de plantio, o manejo adequado e as condições de segurança.
A secretária destacou ainda que desde 2009 que o Município tem esta parceria com a Cemig que ajudou na elaboração do Plano Municipal de Arborização. “Atuamos desde a formação da muda com o viveiro no Parque da Serrinha, ofertamos o curso aos poda-dores, para que os cuidados com a manutenção e a realização dos serviços sejam padronizados e sejam realizados com conhecimento e adotando as técnicas adequadas, inclusive com as inovações tecnológicas e os aspectos de segurança”, completa.
“É um trabalho que realizamos com frequência na região e desta vez abrimos o convite a participantes de outros municípios para aproveitar a vinda de toda a equipe, voltada para a revitalização da arboriza-ção”, relata. O treinamento visa formar e capacitar às pessoas que atuam no setor em relação aos novos plantios, manutenção daqueles já existentes, planejamento e substituição das espécies, além da parte de legislação, comenta o biólogo da Cemig, Lucélio Nativo da Assunção.
No primeiro dia do curso além da parte teórica os participantes tiveram oportunidade de exercitar na prática as orientações que foram apresentadas. “Eles puderam materializar aquilo que falamos, fizeram e acompanharam demonstrações sobre o trabalho que é realizado, como foi o caso da poda de galhos sobre a rede elétrica e outras situações”, detalha. Também foram passadas dicas sobre o plantio e cortes de correção, além da utilização de diversos equipamentos.
Nesta quarta-feira, 4, será a vez da engenheira florestal Marina Moura de Souza ministrar a sua parte no curso. Ela antecipou que a Gerência Ambiental da Cemig desenvolve com prazer e de forma gratuita estas atividades nos municípios. “Gostamos de difundir as boas práticas sobre arboricultura e isso já aconteceu na primeira parte deste treinamento”, comenta. Hoje ela ministrará um curso sobre avaliação em árvore de risco. “Trata-se de um curso para detectar sintomas e sinais nas árvores referentes a riscos iminentes de queda. Será mostrada uma metodologia aplicada mundialmente com o uso de equipamentos penetrógrafo e um tomógrafo para análise do lenho das árvores”, antecipa.
Marina destaca a importância do manejo adequado. “Plantar árvore é muito fácil, mantê-la é outra situação e este é um dos grandes desafios que enfrentamos nos municípios”, relata. A engenheira detalha que muitas vezes a queda de um galho ou de uma árvore na rede elétrica pode comprometer o trabalho das concessionárias e suas redes. Por isso a necessidade da correta manutenção, os riscos que são voltados para minimizar estes problemas. “A maioria das pessoas querem árvores nos ambientes urbanos, mas é preciso todo cuidado para que consigamos usufruir dos benefícios por elas oferecidos, o maior tempo possível e com segurança”, finaliza.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897