RURAL

Comissão da Câmara dos Deputados veio a Minas discutir endividamento de produtores rurais

Por: Redação | Editoria: agricultura | 04/04/2018 | Visualizações: 1400

- Foto de Reprodução

O deputado estadual Antonio Carlos Arantes (PSDB) recebeu na terça-feira (27/3) a Comissão Externa da Agricultura da Câmara dos Deputados (Cexagri) criada para apurar as causas do endividamento do setor agrícola, o elevado custo dos financiamentos rurais, a bitributação previdenciária incidente sobre a folha de pagamento dos funcionários e as condições de importação de alimentos.
A comissão é presidida pelo deputado federal do Rio Grande do Sul, Jerônimo Goergen (PP), e conta com cinco deputados mineiros: Carlos Melles (DEM), Bilac Pinto (PR), Domingos Sávio (PSDB), José Silva (SD) e Newton Cardoso Júnior (MDB), que coordenou a reunião na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
O deputado Arantes, que é presidente da Comissão de Agropecuária e Agroindústria da ALMG, destacou o trabalho da Cexagri: “Essa comissão vai constatar em Minas o grande endividamento do produtor rural. O agronegócio vai bem, mas o produtor nem tanto. Ninguém está conseguindo bancar os custos. Tem produtor que se vender uma safra inteira ainda vai ficar devendo. Esse é o momento do governo federal olhar para as dívidas. Os produtores de leite estão desistindo do negócio e outros setores estão indo pelo mesmo caminho. Assim, vão faltar alimentos na mesa dos mineiros”, advertiu.
O presidente da Cexagri, deputado Jerônimo Goergen, observou que o endividamento atinge grande parte do país: “A inadimplência é um problema crônico, que aumenta a cada ano. E de tempos em tempos a dívida fica insustentável. Estamos vivendo este momento agora”, observou.


PLANO DE TRABALHO
A reunião da Comissão Externa durou quase três horas e discutiu cada ponto da pauta. Os deputados irão nos próximos dias apresentar um relatório da situação dos produtores rurais mineiros, analisar os dados, e identificar as causas dos problemas apontados, bem como propostas a crise.
“O produtor precisa de ajuda imediata. Esperamos que, de posse desse relatório, o governo federal seja rápido e anuncie soluções para o endividamento rural. O setor precisa de ajuda”, encerrou.
Participaram os deputados estaduais Dalmo Ribeiro (PS DB) e Iran Barbosa (MDB); o secretário adjunto da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Amarildo Kalil; o prefeito de Carmo do Paranaíba, César Caetano; o presidente da Ceasa Minas, Guilherme Brant; o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba, Romeu Borges de Araújo; o presidente da Associação dos Produtores de Hortigranjeiros das Ceasas de Minas Gerais, Lauzinho Jerônimo; o presidente da Cooperativa dos Produtores de Hortifrutigranjeiros (Coophe-mg), José Antônio; a coordenadora do Sistema Faemg, Aline Freitas Veloso, além de vereadores e produtores rurais. 
(POR  J.C. JUNOT)
Assessoria de Comunicação

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897