MARIANO BÍCEGO

Intimidação

Por: Mariano Bícego | Editoria: cultura | 21/03/2017 | Visualizações: 52

-

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), acusou nesta terça-feira a Procuradoria-Geral da República (PGR) de fornecer à imprensa de forma indevida informações de processos sigilosos, como as investigações das operações Lava-Jato e Carne Fraca. Segundo ele, a prática deve ser investigada como crime de violação de sigilo funcional. Gilmar ponderou que, como o crime teria sido cometido pelo Ministério Público, talvez não haja investigação. Para o ministro, os vazamentos desmoralizam o STF.
O ministro também criticou a Operação Carne Fraca, que fiscaliza irregularidades na fiscalização da produção de carnes produzidas no país. Ele chamou de “irresponsável” o delegado que conduziu as investigações – e ressaltou que as apurações resultaram em um prejuízo de R$ 30 bilhões ao Brasil.
A subprocuradora da República Ela Wiecko, que estava na sessão, tentou defender a PGR dizendo que a imprensa não tinha responsabilidade ao divulgar informações sigilosas. Gilmar rebateu a fala da procuradora.
— A mídia não estaria divulgando esses nomes se não tivessem sido fornecidos. Eu não vou acreditar que a mídia teve acesso aos nomes em uma sessão espírita — concluiu o ministro.
Nunca presenciei tamanho ataque às instituições brasileiras.
O ministro foi muito infeliz, em um momento muito delicado.
Está tirando toda a credibilidade das poucas instituições e ações que tentam fazer algo correto no País, desautorizando-as. 
A impressão que deixa é de que está jogando no time dos que estavam na defensiva, acuados por um time contundente, que investigou, apurou, prendeu, divulgou e quer julgar e punir.
Acharam uma brecha e agora partem para o contra-ataque, buscando alívio e um pouco de espaço depois do sufoco.
O problema é que ao fazerem isso, apaga-se a única luz que brilhava no túnel da esperança de um novo Brasil. Aqui não se pode fiscalizar, denunciar ou vigiar a casta políticas, quanto mais punir. Quem vai acabar punido são os que tentaram fazer isso.
Intimidação é o principal recurso dos poderosos.


mabicego@hotmail.com

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897