SAÚDE

Paraíso se transformou em polo macrorregional de saúde

Por: Redação | Editoria: saude | 07/04/2018 | Visualizações: 553

- Foto de Reprodução

Há pelo menos 20 anos, São Sebastião do Paraíso começou a experimentar uma nova realidade, com o investimento em saúde básica e de média e alta complexidade, viabilizado por meio do deputado federal Carlos Melles. O impacto dessa sequência de recursos destinados para a saúde pública foi tamanho que o município paraisense se consolidou com um dos principais polos de saúde de Minas, com destaque para o Hospital Regional do Coração da Santa Casa, unidade de assistência em alta complexidade cardiovascular que hoje é referência para toda a região Sul de Minas, além do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.
“Somos referência do SUS em diagnóstico e tratamento cardiovascular para uma população estimada de 2,7 milhões de pessoas, para tanto, temos a retaguarda de uma equipe altamente qualificada e equipamentos de ponta”, pontua o interventor da Santa Casa, Adriano Nascimento, que enfatiza a ação política do deputado Melles, tanto na construção, como na aquisição de equipamentos e no credenciamento da unidade.
Na prática, nos últimos anos o deputado destinou para a Santa Casa em torno de R$ 35 milhões, recursos aplicados nos mais diversos setores, promovendo uma verdadeira transformação no hospital regional.
“Tanto a unidade Hospital do Coração, como outros setores da Santa Casa, hoje são voltados para a atenção em saúde em uma ampla região”, frisa Adriano Nascimento. Além da cardiologia, ele cita, por exemplo, a referência da maternidade gestão de alto risco e a UTI neonatal, unidades hiperqualificadas por força de equipes de especialistas. A Santa Casa tornou-se também referência em urgência e emergência, sendo hoje o maior hospital em número de leitos de retaguarda no Sudoeste Mineiro. Além do nível 2, nesta habilitação, o hospital conta equipes referenciadas de urologia, nefrologia, otorrino, buço-maxilo, além da própria cardiologia. O serviço de nefrologia, por exemplo, atende à demanda de várias microrregiões de saúde.
Os indicadores apresentam ainda números formidáveis de atenção regional, por conta das cirurgias eletivas de média e alta complexidade, e do ambulatório de especialidades médicas, que assegura serviço médico hospitalar para secretárias municipais com remuneração popular.
Paraíso se tornou ainda uma cidade-polo na formação de profissionais da área da saúde, com o programa de residência médica na Santa Casa, onde profissionais da área aliam teoria e prática.
Mas, além de assegurar investimento para obras e equipamentos na Santa Casa e Hospital do Coração, documento recentemente publicado pelo deputado Melles, apresenta um conjunto importante de recursos destinados para a saúde básica em Paraíso, viabilizando PSF´s, Unidades Básicas de Saúde, investimento na UPA, aquisição de ambulâncias, entre outras ações, incluindo o Hospital Gedor Silveira, que recebeu recursos e está na pauta do deputado para novos investimentos.
“Tivemos o apoio da população e durante todos estes anos estamos retribuindo esta confiança, destinando recursos para setores vitais, priorizando naturalmente a saúde e a educação. Nesta ação, sempre tivemos o apoio de lideranças, cada um em sua época, como prefeitos, vereadores, e sempre em parceria com o deputado Antônio Carlos Arantes”, afirma Carlos Melles.
O deputado enfatiza que, além de Paraíso, também na região houve um fortalecimento muito consistente da saúde pública. “Destinamos, nestes anos de mandato e sempre como o respaldo de autoridades nacionais, mais de 300 milhões de reais, que chegaram para todos os municípios de nossa região”, disse.
Essa polarização de saúde, vem promovendo um impacto muito importante e positivo na economia municipal. O movimento diário de pacientes, familiares e equipes de outros municípios, geram empregos e impulsionam o comércio e serviços.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897