DEBATE

Conselho Rural debate diversos temas com representantes de associações

Por: Roberto Nogueira | Editoria: agricultura | 18/04/2018 | Visualizações: 1521

Situação das estradas rurais do Município voltou a ser pauta na reunião do CMDRS - Foto de Divulgação

Os membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de São Sebastião do Paraíso voltaram a se reunir na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (Sedeagro). Representantes das associações rurais do município debateram sobre diversos temas ligados ao setor, propuseram soluções para as demandas apresentadas e conversaram sobre projetos e ações do setor. “Mais uma vez tivemos uma participação muito positiva e objetiva que nos deixou bastante satisfeitos quanto a resolução de várias questões”, disse o presidente do Conselho Marco Aurélio Alves de Paula.
“Tínhamos alguns pontos que ficaram pendentes da reunião anterior ocorrida mês passado, fizemos alguns comunicados e solicitamos ofícios”, enumera. Marcos destaca que as sugestões apresentadas dentro da reunião estão sendo aproveitadas e com resultados positivos. “Foi o caso do pedido para que o maquinário que trabalha na zona rural fosse utilizado em dois turnos, o que já foi acatado e apresenta resultados positivos”, diz.
A Sedeagro ainda aguarda um posicionamento da empresa que trabalha com os produtores locais para a produção de frangos no município quanto a um pedido de parceria para ajudar na manutenção das estradas as regiões e propriedades onde esta avicultura é desenvolvida. “Continuamos com alguns prontos críticos nas estradas rurais, mas o trabalho de manutenção está entrando em nova fase, acreditamos que vamos conseguir minimizar esta situação com o fim do período chuvoso”, aponta. O setor está trabalhando em conjunto com a Secretaria Municipal de Obras para o melhor aproveitamento de matéria-prima, inclusive com doação de material como cascalho e madeira pelos produtores.
A nota triste foi o anúncio de que algumas famílias foram desabilitadas do Programa Nacional de Habitação Rural. “Tivemos sim alguns produtores que não puderam ser conveniados por critérios do programa, situação que foge ao nosso controle”, lamenta. Mesmo assim Marco Aurélio adiantou que outros processos estão em andamento no município, inclusive com abertura de conta bancária que possibilitará ao produtor receber o recurso da primeira etapa da construção da moradia.
Também foi tratada sobre a divisão de produtores destinados à merenda dos estudantes através do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Inicialmente foi realizada a venda aos estabelecimentos da rede municipal, na semana anterior. Na quinta-feira,12, foi a vez das escolas estaduais participarem da divisão. “É um trabalho importante que possibilita a geração de emprego e renda ao pessoal das famílias de produtores rurais, além da movimentação da nossa economia”, explica o presidente.
Para a secretária municipal de Desenvolvimento Agropecuário, Yara de Lourdes de Souza Borges este trabalho realizado atende a uma determinação expressa do prefeito Walker Américo em apoio ao setor. “Estamos trabalhando em sintonia com a administração com o objetivo de levar todo apoio e assistência possível e proporcionando as oportunidades para que a agricultura se desenvolva e que os nossos produtores sejam bem atendidos”, acrescenta. 


EVENTOS
Ainda na reunião do conselho rural, o presidente comunicou sobre a realização de alguns trabalhos e eventos. Um deles está relacionado às feiras livres, a Agrishow Ribeirão e o 13º Encontro Tecnológico do Café, que acontecerá na Fazenda Experimental da Epamig ainda neste mês. “Teremos uma série de eventos nas próximas semanas dos quais será imprescindível a participação dos produtores e de suas famílias”, anuncia.
Nos dias 20 e 21 de abril haverá comemorações referentes aos cinco anos da Associação Feira da Estação que organiza as feiras livres realizadas no período de terça e sábado na cidade. “Teremos música ao vivo na Veneza, às 20 horas, e no sábado na Estação teremos uma benção aos produtores às 9 horas e em seguida show musical”, descreve o presidente do Conselho, Marco Aurélio.
Os produtores foram avisados que a Prefeitura está buscando parceria com empresas da cidade para patrocinar a ida a Feira Agrishow. O evento acontecerá a partir do dia 30 de abril, mas a visita dos paraisenses deverá ocorrer até o dia 4 de maio, em data a ser confirmada. “Já é uma tradição e faremos o possível para possibilitar a ida em busca de conhecimentos e novas tecnologias”, admite. Outro convite feito pelo conselho é para que os produtores participem do 13º Encontro Tecnológico do Café, evento que ocorrerá no dia 26 de abril na Fazenda Epamig, com várias palestras e visita de campo.
Também foi informado a expectativa da Sedeagro para a chegada do médico veterinário que atenderá ao setor. “Precisamos deste profissional para darmos andamento ao Programa Mais Genética e isto está prestes a ocorrer o que irá nos ajudar a trabalhar mais e melhorar a bovinicultura leiteira em nosso município”, esclarece.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897