ENCONTRO CAFÉ

Epamig de Paraíso sedia etapa do 13º Encontro Tecnológico do Café

Por: Roberto Nogueira | Editoria: agricultura | 21/04/2018 | Visualizações: 5418

Dinâmicas de Campo deverão acontecer nas lavouras do Campo Experimental da EPAMIG - Foto de Arquivo

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) realizará no próximo na próxima quinta-feira, 26, da realização do 13º Encontro Tecnológico do Café. O evento acontecerá a partir das 8 horas no Campo Experimental da EPAMIG em São Sebastião do Paraíso. Durante o dia serão realizadas oito palestras com a participação de vários especialistas que debaterão temas diversos sobre o cultivo do café e suas inovações tecnológicas.
O encontro é destinado a extensionistas, técnicos, estudantes, pesquisadores e cafeicultores. As inscrições que são gratuitas poderão ser feitas a partir das 7h30 e as dinâmicas de campo terão inicio a partir das 8h30. Além das palestras os participantes terão oportunidade de conhecer apresentação de insumos, maquinários e produtos relacionados ao agronegócio café. O objetivo é incentivar a troca de conhecimento, difusão de tecnologias, informações de mercado e promover a aproximação de produtores e profissionais ligados a área da cafeicultura. 
Com uma programação que engloba oito estações de campo, os assuntos abordados vão da resistência a doenças e pragas à qualidade do café. O desenvolvimento de cultivares tolerantes a seca, ácaros do cafeeiro, soluções para alta produtividade do cafeeiro, manejo de ferrugem do cafeeiro, nutrição eficiente na cultura do café e tecnologias utilizadas na cafeicultura, serão os temas palestrados nas estações de campo. Em paralelo, empresas especializadas apresentarão insumos, maquinários e produtos relacionados ao agronegócio do café.
A programação prevê inicialmente a realização de palestra sobre "Cultivares de café: importância da resistência as doenças", com especialistas da Epamig. Na segunda estação será abordado o tema "Desenvolvimento de cultivares tolerantes a seca", com Vânia Silva. Na sequencia, será a vez de Júlio de Souza e Rogério Silva que vão tratar sobre "Ácaros do cafeeiro", enquanto que Willem Guilherme de Araújo, falara sobre "Qualidade do café".
Na segunda parte, Pedro Mendonça e Renato Duarte apresentarão o tema "Soluções BASF para alta produtividade do cafeeiro". A sexta estação abordará "Manejo da ferrugem do cafeeiro precoce e tardia", quando haverá o lançamento do bioestimu-lante Quantis, com Luiz Fernan-des, da empresa Syngenta. Rodrigo Nerger e Gustano Nunes serão os responsáveis pela palestra "Nutrição eficiente na cultura do café". A última estação vai tratar sobre "Tecnologias utilizadas na cafeicultura", que será dirigida por Allan Garcia da Silva.
Segundo o coordenador geral da EPAMIG Sul, Rogério Antônio Silva, os assuntos abordados, em sua maioria, são demandas de produtores e extensionistas que trabalham com o produto. "Este ano, como tivemos uma entressafra mais seca, a incidência da broca-do-café diminuiu, abrindo espaço para tratar de outras pragas que também atacam o café, como o ácaro do cafeeiro", afirma Rogério. O evento é organizado da EPAMIG, com parceria do Consórcio Pesquisa Café, Fapemig, Universidade Federal de Lavras (UFLA), Instituto Agronômico, Emater-MG, Prefeitura de São Sebastião do Paraíso e Copasa.


SERVIÇO:
13º Encontro Tecnológico do Café
Data: 26 de abril de 2018
Hora: 7h30
Local: Campo Experimental de São Sebastião do Paraíso
Estrada Via Guardinha, km 12,5
Distrito de Guardinha.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no dia e local de evento. Para mais informações: (35) 3821-6244 ou (35) 3531-1496.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897