CURTAS

CURTAS EDIÇÕES 2197

Por: Redação | Editoria: cidades | 25/04/2018 | Visualizações: 2006

- Foto de Reprodução

MUDANÇAS NO AR
Já estão em testes desde a semana passada o sinal digital da Rede Globo/EPTV em São Sebastião do Paraíso. A emissora deverá mudar do atual canal físico 42 virtual para o 25, mudança que também vem ocorrendo em algumas cidades do interior paulista. Não foi divulgado se haverá mudança no canal físico 5.1. A equipe técnica esteve na cidade na tarde de quinta e também na sexta-feira da semana passada e durante os testes há informações de que o sinal foi captado há cerca de 70 quilômetros. Publicação neste sentido foi publicada no Diário Oficial recentemente, autorizando a modificação.


REFORÇO
Foram apresentados ontem a tarde em rápida solenidade na Praça Comendador José Honório os 30 novos soldados que estão sendo integrados ao 43º Batalhão da Polícia Militar. Eles são oriundos de uma turma recém-formada no 12º BPM, em Passos. É a primeira leva que chega na cidade após a elevação da Companhia Independente para Batalhão. Aos poucos o órgão vai se estruturando, mas e sabido que ainda existem muitas carências, tanto de efetivo, como de material logístico para ser provido. Como é dado um passo de cada vez, gradativamente a situação vai se encaminhando.


SINALIZAÇÃO
Em resposta ao vereador Luiz de Paula a Concessionária AB Nascentes das Gerais informou já ter colocado placas de sinalização indicando logradouros como bairro Faxina, no km 653 e Rocinha, no km 658; da BR-265 sentido Ribeirão Preto. O vereador continua pedindo outras providências principalmente no entroncamento da mesma rodovia com a estrada que dá acesso ao Distrito de Guardinha. Já foi solicitada melhorias como a construção de um acostamento para quem vem da divisa e direção a Paraíso, além da colocação de placas de sinalização no local.


DISPUTA
O pedido de permissão da Prefeitura junto à Câmara para a venda de alguns imóveis pertencentes ao Município está parecendo verdadeiro cabo de guerra. Vereadores exigiram que fossem discriminados os locais onde serão empregados os quase R$ 4 milhões que se estima arrecadar com a negociação. Sem a resposta o projeto hiberna no Legislativo há mais de seis meses. Agora o Executivo fez as indicações sendo 30% destinados ao INPAR, 20% na saúde para aquisição de veículos e equipamentos, além de 50% em investimentos na cidade. Com isso o presidente da Câmara, Marcelo Morais, prometeu desengavetar o projeto e colocá-lo para apreciação do plenário.


CHORORÔ
Mesmo com a presidência concordando, em partes, com a resposta do prefeito, ainda houve mimimi e chororô de vereador que não ficou satisfeito com as informações apresentadas. Não bastasse o engessamento do projeto por tanto tempo, há quem defenda que seja feito uma espécie de torniquete. Liberar aqui e amarrar ali. Opiniões e posicionamentos à parte tudo indica que o projeto vai sair do papel, mesmo com todos os senões. Antes, porém e, entretanto, corre-se o risco de uma chuva de pedidos de vistas como já foi sinalizado por alguns. 


VISITA
O prefeito Walker Américo Oliveira e a secretária municipal de Meio Ambiente, Yara de Lourdes Souza Borges, juntamente com o prefeito Jarbas Corrêa, de Guaxupé, além do assessor do deputado Carlos Melles e a engenheira sanitarista Edicleusa Veloso Moreira, estiveram em Piracicaba (SP) na segunda-feira, 23. Eles visitaram a Central de Tratamento de Resíduos Sólidos, construída pela empresa Piracicaba Ambiental. Através de consórcio e utilizando tecnologia alemã, o complexo denominado Ecoparque, possui em funcionamento além uma Usina de Tratamento de Resíduos Urbanos.


MODELO
Além da coleta de resíduos domésticos, a empresa promove o recolhimento da coleta seletiva, existe o serviço de recolhimento de inservíveis Cata Cacareco e varrição de vias públicas, sacolões, praças e jardins.  Com investimento de R$ 250 milhões, o empreendimento processa cerca de 400 toneladas/dia de resíduos. A central está apta para tratar e transformar em biogás e CDR (Combustível Derivado de Resíduo, até 2 mil toneladas de lixo/dia. Com 550 mil metros quadrados e modernas instalações o  local abrange cerca de 30 municípios e é um dos poucos no País que atende integralmente o que preconiza o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, previsto na Lei 12.305/2010.


CAUTELA
A Associação Mineira dos Municípos (AMM) tem recomendado cautela aos municípios ao firmar parceria com o Estado e em assumir determinadas classes de licenciamento. A recomendação tem por objetivo auxiliar os gestores públicos quanto à solução do processo de licenciamento ambiental municipal. Segundo a entidade o Ministério Público e outros agentes fiscalizadores estarão acompanhando de perto, e existem procedimentos que são passíveis de erros e inconsistências, em que municípios serão penalizados. A associação destaca que a medida é favorável quando o município tem um quadro técnico bem estruturado para fazer uma avaliação correta dos empreendimentos.


SEGURANÇA
Tomara, não demore em demasia a prometida vinda de equipe da Força Nacional de Segurança Nacional e de uma equipe da Polícia Federal à região, conforme prometido pelo ministro  da Segurança, Raul Junggman, para auxiliarem no combate a roubos a instituições financeiras, notadamente bancos, que têm causado grande estrago no interior mineiro, principalmente nas regiões Sudoeste e Sul. A intenção é ampliar o sistema público de segurança de municípios da região. A que foi prometida pelo Governo mineiro, até com certa pirotecnia, ainda não se fez notada.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897