EMATER

Parceria entre Paraíso e Emater promove palestra aos feirantes

Por: Roberto Nogueira | Editoria: agricultura | 22/03/2017 | Visualizações: 112

-

A retomada do convênio entre a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, através da Sedeagro (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário) e a Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais) possibilitou a realização de uma palestra de treinamento aos integrantes da Associação Feira da Estação. Aline de Oliveira Guidis Kilblock, coordenadora regional, técnica de Bem Estar Social da Emater foi a palestrante que abordou sobre o tema “Estratégias de Venda, Qualidade para o cliente e resultados ao empreendedor”. O evento foi realizado no final da tarde de segunda-feira, 20, na Sedeagro.
De acordo com a secretária Yara de Lourdes Souza Borges o restabelecimento do convênio entre o município e a Emater é de fundamental importância aos produtores rurais de São Sebastião do Paraíso. “A Emater tem o know how da produção, como também na realização de feiras e em vários segmentos. Trata-se de uma entidade muito séria e que os produtores gostam de estar próximo destes profissionais pela confiança e a segurança que são transmitidas, o que fortalece o trabalho realizado”, diz. Ela explicou ainda que a palestra visa a melhoria na apresentação dos feirantes e dos produtos além da valorização e conscientização. “Eles não são simples feirantes, são empreendedores e esta iniciativa visa a valoração e destaca a importância do trabalho deles na comunidade”, ressalta. 
A palestrante Aline Oliveira destaca que pautou seu trabalho em relembrar algumas normas e estratégias para fidelizar o cliente. A intenção é fazer com que o feirante tenha condições de oferecer produtos de qualidade, frescos e que respeite o Código do Consumidor, agregando valor ao que é comercializado e também à profissão, atendendo as expectativas do consumidor que vai à feira toda semana adquirir os produtos para sua família.
A coordenadora destaca que visitou e gostou da feira (Campão) apontando que existe grande diversidade e variedade de produtos. “Deparei-me com uma riqueza muito grande como frutas, hortaliças, pescados, artesanato, produtos processados como queijos , doces, pães, quitandas”, enumera. No entanto ela chama atenção para o detalhe de que é possível melhorar. “Senti falta do rótulo nos produtos identificando quem produziu como contatá-lo para pedir mais e isso pode ser melhorado, pois irá possibilitar a abertura de outras portas para novas oportunidades”, acrescenta.
Ela ressalta ainda que o consumidor é a estrela da feira e é ele quem dita as normas. “Devemos respeitar o consumidor sob diversos aspectos, a questão do da higiene e manipulação são algumas delas. As boas práticas agropecuárias, o processamento dos alimentos são essenciais para que se garanta produtos de qualidade sem colocar em risco a saúde das pessoas e isso também ajuda a fidelizar o cliente”, observa. Para a coordenadora estas orientações são fundamentais para promover o retorno dos clientes. 
Cleiton Moreira é membro da Associação Feira da Estação. Disse que gostou da iniciativa. “Cada dia a gente conhece uma coisa nova e acaba aprendendo mais. A palestra foi interessante por ensinar como lidar com o público na feira que é o nosso ganha pão”, reconhece. Ele aponta que os demais colegas devem aproveitar as oportunidades que têm surgido e ampliar o aprendizado oferecido. “Interessante que venha mais palestras, temos que ter interesse em buscar o que nos é oferecido de forma gratuito através da Emater, Senar e Sebrae”, destaca.
Fruto das participações que têm feito nestes eventos ele enfatiza que os resultados positivos estão surgindo. “Temos que ir atrás dos melhores resultados. Conhecimento não custa nada e agregar valor a cada palestra é o que tento fazer colocando em prática 100%. Os resultados estão surgindo aos poucos”, comemora. 
Maria do Carmo é outra produtora e feirante que elogia a parceria e destaca a importância destes eventos de formação ao setor. “Só tenho a agradecer a Sedeagro pelas palestras que só vêm  acrescentar. A Emater está sempre na frente e tem muita coisa para passar para a gente, já fiz vários cursos sobre hortifrutis, eles têm muita bagagem e este tempo dedicado à busca do conhecimento é muito importante”, completa.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897