CAFÉ

Paraisense é eleito Fornecedor Sustentável do Ano no 27º Prêmio Ernesto Illy de café

Por: Roberto Nogueira | Editoria: agricultura | 16/04/2018 | Visualizações: 89

- Foto de Nelson P. Duarte/Jornal do Sudoeste

A torrefadora Illycaffè  anunciou os nomes dos vencedores do 27º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso. Entre os destaques do concurso está o cafeicultor paraisense Luiz Antônio Tonin. A torrefadora italiana reconheceu e premiou em mais de R$ 120 mil os vencedores nas categorias Regional, Fornecedor Sustentável do Ano e Classificador do Ano.
Luiz Antônio recebeu o prêmio de Fornecedor Sustentável do ano. Além dele, também, estavam classificados no concurso para esta etapa final os cafeicultores paraisen-ses Sebastião de Carvalho Montans e Dagmar Resende Pimenta. A Experimental Agrícola do Brasil, braço da illycaffè no país, analisou 683 amostras enviadas das principais regiões produtoras de café arábica de grãos da safra 2017/2018, o maior número dos últimos 10 anos de concurso.
Araponga, nas Matas de Minas; Carmo da Cachoeira, no Sul de Minas e Ibiá, no Cerrado Mineiro. Nestes três municípios mineiros foram cultivados os melhores cafés arábica da safra 2017/2018, de acordo com o resultado do 27º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso. Raimun-do Dimas Santana (Fazenda Santo Antônio), Maria D’Apa-recida Vilela Brito (Fazenda Moendas) e Angelo Nascimento (Fazenda São Pedro de Alcântara) são os vencedores da edição nacional do concurso.
Entregue anualmente desde 1991, o Prêmio Ernesto Illy é a mais relevante iniciativa de valorização da cafeicultura brasileira. Instituído pela illycaffè como ação fundamental dentro do plano de desenvolvimento da qualidade e sustentabilidade do café no país, o concurso já reconheceu mais de 1.400 cafeicultores ao longo dos anos.
Os campeões receberam diplomas e cheques no valor de R$ 10 mil cada um. No mês de outubro, eles viajarão a Nova Iorque para participar do 3º Prêmio Ernesto Illy Internacional, ocasião em que será revelada a ordem de classificação entre eles (primeiro, segundo e terceiro colocados). A premiação internacional reunirá 27 cafeicultores selecionados de nove países que fornecem grãos para a illycaf-fè.
Também foi revelado que os produtores Daniella Romano Pelosini (Pardinho-SP), CBI Madeiras LTDA (Cape-linha-MG) e Gelci Zancanaro (Cristalina-GO) ficaram em 4ª, 5º e 6º lugares, respectivamente. A cerimônia de premiação aconteceu em São Paulo e teve as presenças de Andrea Illy e Massimiliano Pogliani, presidente e CEO da illycaffè, que falaram sobre o atual momento e o futuro da empresa e da cafeicultura, reforçando o conceito de qualidade sustentável, pilar da empresa e amplamente trabalhado por ela junto a seus fornecedores.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897