DIA DO LIVRO

23 de abril “Dia Mundial do Livro” e do direito do autor

Por: Redação | Editoria: cultura | 21/04/2018 | Visualizações: 1757

- Foto de Reprodução

Ao pronunciarmos a palavra “livro”, logo fotografamos em nossa mente algo construtivo, acolhedor e por quê não dizer, criamos uma imagem comutativa humana para o aglomerado de mensagens que nos esperam. 
Ao retrocedermos aos anais do tempo, localizamos sua presença nas mais diversas épocas, nas mais variadas e distintas civilizações. Isso não porque a cultura literária filosófica ou científica, mas sim, devido ao fato de que ao lermos qualquer obra nos locupletamos.
Nosso ego se enriquece, nossa mente se purifica, nossos conceitos se aperfeiçoam e se ampliam. 
Todos nós somos dotados de razão, raciocínio e inteligência; contudo essas faculdades que nos foram inseridas tendem a definhar quando não exercitamos, e, justamente através de leitura desenvolvemo-las.
Todos nós somos capazes de pensar, entretanto, quando nos bitolamos ao superficial cotidiano materializado, perdemos tal capacidade e submergimos no abismo de ignorância, limitando-nos a meras ações instintivas.
Um livro é insubmersível, pois, tudo aquilo que edifica, apura, inspira e sensibiliza, é eternizado; frente a isso, ao termos em nossas mãos uma obra qualquer, não naufragamos no mar da ignorância, o qual várias vezes camuflado por um enganador invólucro.
É comum ouvir, “um livro fez com que eu me encontrasse”. Isto é óbvio, visto que possuindo um conteúdo subjetivo, um livro pode transmitir toda a grandeza espiritual do autor. Suas buscas, seus desencontros, seus ideais e suas derrotas superadas pela vitória.
É inadmissível deixar com que nosso espírito se estacione. O homem tem necessidade de crescer; para isto, possui liberdade a fim de escolher meios para o seu crescimento, e um dos mais notáveis é a leitura. 
Podemos metaforicamente dizer, um escritor é um sacerdote, um livro, um sacrário e uma biblioteca, um templo.
Aos grandes nomes da literatura desde os primórdios tempos, até a nossa época contemporânea, a nossa gratidão com as bênçãos do Espírito Santo, que continuem sempre com grandes inspirações.
Parabéns pelo “Dia Mundial do Livro”, 23 de Abril.
Ada Ricci Ramos

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897