TERMÓPOLIS

Moradores de Termópolis elegem Conselho Distrital

Por: Redação | Editoria: politica | 22/03/2017 | Visualizações: 173

- Foto de ASSCAM

Domingo (19/3) foram realizadas eleições para o Conselho Distrital de Termópolis. Quatro moradores do distrito se candidataram ao pleito. Em torno de 25% dos eleitores de Termópolis compareceram para a votação. A eleição dos conselhos é uma iniciativa da Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso.
A eleição aconteceu no período da manhã, na Escola Municipal Termópolis, e contou com a colaboração de servidores da Câmara, que atuaram como mesários e secretários da seção. A votação foi acompanhada pelo presidente Marcelo Morais e vereadores que compõem a Comissão Especial de Acompanhamento para a Eleição dos Conselhos Distritais: Ademir Ross, Vinício Scarano e Lisandro Monteiros.
O distrito de Termópolis tem 294 eleitores e 75 compareceram para votar.  A apuração dos votos foi feita logo após o encerramento do horário da votação, tendo sido escolhido spara representar o distrito junto aos poderes Executivo e Legislativo, Vera Lúcia de Lima (Vera do Bar), com 32 votos; Maria Aparecida Neto (Cida do Donizete) com 27 votos; Maria Aparecida da Silva (Cida do Chiquinho), que recebeu 11 votos; e Maria Helena Martins Pedroso, que ficará como suplente, com 5 votos. Não houve votos brancos ou nulos.
O Conselho Distrital pode ser considerado um espaço de poder da cidadania interativa, que atua de forma integrada com os demais poderes. Os artigos 180 ao 189 da Lei Orgânica Municipal (LOM) falam sobre a possibilidade de existência de um Conselho Distrital. Esta é a primeira vez que a comunidade elege os membros do conselho em Termópolis. Caberá ao prefeito Walker Américo Oliveira dar posse aos conselheiros eleitos para um mandato que se encerra junto com o do Executivo.
Os membros do Conselho Distrital deverão se reunir ordinariamente pelo menos uma vez por mês conforme prevê o Regimento Interno da Câmara. Além dos conselheiros, existe também o administrador municipal que é uma indicação do prefeito e tem a função de representar o Executivo na comunidade.


GUARDINHA
No domingo passado (12/3), foram os moradores do distrito de Guardinha que elegeram seu conselho distrital. Com cerca de 1579 eleitores, apenas 10% comparecem as urnas para votação. Sete moradores de candidataram ao pleito. 
Os escolhidos para representarem o distrito foram os moradores Gilson Aparecido Franscisco, que recebeu 47 votos; Antonio Rones Santos, 43 votos; Eurípedes Simião de Souza, 19 votos; e Sônia Divina Augusto que ficará como suplente, com 18 votos.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897