EXONERADO

Tomás Martins é exonerado da Secretaria Municipal de Esporte

Por: Redação | Editoria: politica | 28/04/2018 | Visualizações: 4336

- Foto de Reprodução

Em nota divulgada no final da tarde de sexta-feira (27/4), a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso anunciou a exoneração do secretário municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, Tomás Salviano Martins. Ele encabeça uma lista de outros funcionários que deixaram as suas funções na mesma data. A administração anuncia que pretende ajustar o quadro de funcionários para atingir os limites preconizados pela legislação dentro dos limites prudenciais. 
Há cerca de 40 dias que vem surgindo na Prefeitura rumores sobre o corte de pessoas do quadro de contratados e comissionados. Há um mês a administração adotou uma série de medidas visando a contenção de despesas e a principal delas foi a alteração no horário de funcionamento. O atendimento público passou a ocorrer no período de 11h30 às 17h30. Além disso, outras ações foram adotadas visando economizar nos gastos com materiais de limpeza, papeis, energia, água e outros produtos.
Desde que assumiu a prefeitura em setembro de 2016 o prefeito Walker Américo de Oliveira tem reunido com os funcionários para relatar sobre a situação financeira do município. Seguidas vezes tem reclamado das dívidas herdadas de seu antecessor, dos atrasos nos repasses do Governo do Estado e queda na arrecadação. “Temos encarado de frente e enfrentado as dificuldades com adoção de medidas de gestão para mantermos as contas em equilíbrio, mas chega um momento que temos de adotar medidas amargas, nem que seja por um período provisório”, anuncia o prefeito. 
Praticamente um mês após a aplicar uma série de medidas de contenção de despesas os resultados iniciais parecem não terem surtido os efeitos desejados e a administração está arrochando ainda mais nas ações para reduzir custos. O anúncio da saída do secretário de Esporte, Tomás Martins, foi a medida de maior impacto. A Prefeitura não confirmou oficialmente, mas junto com ele há uma lista de funcionários que também foram exonerados de seus cargos comissionados que retornam as suas funções de origem e de alguns contratados.
Há cerca de 15 dias Tomás protagonizou uma crise na administração, que também envolveu a Câmara dos Vereadores com a dispensa de um técnico de basquete. Embora o assunto tenha esfriado e contornado. Nos últimos dias também surgiram informações de que poderiam ocorrer exonerações de outros secretários, devido ao desempenho insatisfatório em suas pastas. Nas redes sociais, por exemplo, chegou a surgir uma enquete para a população opinar quem poderia ocupar a Secretaria de Saúde. No entanto, até o momento não houve a confirmação de novas demissões. No Legislativo, por várias vezes, o presidente Marcelo de Morais vem reivindicando a cabeça do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ulisses Araújo. “Até o momento ele não fez nada, me apontem uma empresa que ele trouxe”, questionou.
Em nota distribuída à imprensa no fim da tarde de sexta-feira, 27, a Prefeitura confirma que está tomando medidas práticas para diminuir as despesas. O comunicado oficial que não tem assinatura do prefeito Walker Américo, ou de outro setor e nem de alguma pessoa remete a uma determinação já anunciada conforme Decreto do Executivo publicada no Jornal Oficial do Município há um mês. A nota relata que houve um comunicado interno prévio a todos os funcionários sobre a possibilidade das demissões, com os agradecimentos do prefeito pelos serviços prestados, àqueles que foram dispensados.
Confira a íntegra da nota: “Nesta sexta-feira, 27 de abril, o prefeito Walker Américo Oliveira deu início ao processo de redução de cargos comissionados e servidores efetivos em cargo de comissão, atingindo cerca de 44% do quadro atual. A medida atende ao Decreto Municipal n.º 5.108/2018 e foi comunicada em reunião a todos os funcionários municipais antes mesmo de ser publicada no  Jornal Oficial no início de abril. Ela prevê uma série de medidas que a Prefeitura está adotando para conter despesas e otimizar recursos, visando o equilíbrio financeiro e pagamento em dia para servidores e fornecedores. Na oportunidade, o prefeito agradeceu, através dos secretários de cada pasta, os servidores que tinham os cargos pelo bom trabalho que eles desempenharam até agora junto com a administração”.
Através de um vídeo postado nas redes sociais Tomás Martins confirmou a saída da secretaria. “O prefeito solicitou o cargo e eu atendi”, disse para em seguida agradecer pela oportunidade. Ele ressaltou ter certeza de que ao final de 2020 Walkinho irá entregar uma cidade melhor do que a que encontrou “pela seriedade de seu governo”. Tomás citou as conquistas e os desafios e agradeceu a equipe de trabalho e técnicos pelo apoio e colaboração. 
Também no começo da noite de sexta-feira, surgiram informações de que o vereador Vinício Scarano teria sido convidado para assumir a Secretaria de Esporte. Por telefone ele confirmou o convite e adiantou que pediu um prazo para analisar. “Vou estudar nos próximos dias. Fico lisonjeado com a proposta é uma área que gosto muito e até participo ativamente. Estou analisando porque tenho um mandato e um trabalho a realizar em prol dos meus eleitores e da população paraisense”, disse. Caso ele aceite o convite e se licencie do cargo de vereador, quem assumirá a vaga é o suplente Marco Antonio Vitorino, o Marcão da Ambulância. 

 

Ainda há cerca de três semanas a vice-prefeita Dilma de Oliveira, também comunicou seu afastamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Ao Jornal do Sudoeste Dilma destacou que não recebia pelo cargo de secretária.

 

Ela estuda um convite do PSC partido ao qual se filiou para concorrer nas eleições de outubro, como deputada estadual. O novo partido de Dilma é o mesmo em que Marcos Vitorino é o vice-presidente, do diretório em Paraíso.

 

 

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897