GRIPE

Prefeitura inicia campanha de vacinação contra gripe

Por: Roberto Nogueira | Editoria: saude | 21/04/2018 | Visualizações: 112

- Foto de Reprodução

A partir desta segunda-feira (23/4), e até o dia 1º de junho, a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso realiza uma campanha de vacinação contra gripe em crianças até cinco anos, idosos acima de 60 anos, gestantes (em qualquer idade gestacional), puérperas (com até 45 dias após o parto), trabalhadores em saúde, presos e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens em medida socioeducativa com idade de 12 a 21 anos, pessoas com doenças crônicas e professores das escolas públicas e privadas.
De acordo com Daniela Cortez, do serviço de Vigilância em Saúde do município, o objetivo da campanha é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza na população-alvo para a vacinação. O “Dia D” da campanha acontecerá no dia 12 de maio. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é atingir 90% de cada um dos grupos prioritários.
Até junho, a vacina estará disponível no Posto de Puericultura, à rua Gedor Silveira, s/nº, das 8h às 16h . Quatro Unidades de Saúde da Família (USFs) também participam da campanha. USF Vila Formosa , à rua Maria Abadia Amaral Malaguti, 180, durante o horário de funcionamento da unidade; USF Vila São Pedro, à rua Francisco Quintino , 181, somente às terças e sextas-feiras; USF São Judas, à rua coronel Alfredo Serra, s/nº e a USF no distrito de Guardinha, à rua Germano Guerra, 445. No sábado, dia 12 de maio, todas as salas de vacina estarão abertas das 8h às 17h.
Saiba mais  —  A influenza ou gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, ocasionada pelo vírus Influenza, com elevado potencial de transmissão. Inicia-se com febre, dor muscular, e tosse seca. Em geral, tem evolução por período limitado, em geral de um a quatro dias, mas pode se apresentar forma grave. A gripe propaga-se facilmente e é responsável por elevadas taxas de hospitalização. Idosos, crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, ou imunodeficiência são mais vulneráveis aos vírus. Um indivíduo pode contrair a gripe várias vezes ao longo da vida.
A vacina contra gripe (Trivalente) é segura e é a intervenção mais importante para evitar casos graves e mortes pela doença. Ela protege contra três cepas do vírus influenza. Para 2018, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu a composição da vacina com duas cepas de influenza A (H1N1 e H3N2) e uma linhagem de influenza B. 
Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação, o ideal é realizar a imunização antes do início do inverno, que começa em junho. O período de maior circulação da gripe vai do final de maio até agosto.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897