NOVO APC

Ivan Maldi é o novo membro efetivo da APC

Por: Redação | Editoria: cultura | 28/04/2018 | Visualizações: 1849

- Foto de Linah Biasi

No dia 25 de abril aconteceu na sede da Academia Paraisense de Cultura, reunião de posse do novo acadêmico efetivo, o psicólogo e escritor Ivan Maldi, que reside em São Sebastião do Paraíso e trabalha na Clínica Maldi em Pratápolis. Já era Sócio Honorário da APC desde 2014. 
Ivan é paraisense, filho do casal Luzia e Ismar Maldi, irmão do cirurgião dentista Iran e o fisioterapeuta Jean.  A mesa diretora foi composta pelo presidente Reynaldo Formaggio Filho e a vice-presidente Francisca Borges da Cunha Zanin. A mestre de cerimônias foi a oradora Leila Yunes que conduziu a reunião de forma muito organizada e prática. 
Após abertura da sessão pelo presidente Reynaldo, a mensagem exordial foi proferida pela vice-presidente Francisca Borges da Cunha Zanin, que demonstrou muito carinho para com o novo acadêmico Ivan. 
A acadêmica Maria Rita de Cassia Preto Miranda leu o currículo do novo acadêmico, demonstrou os aspectos universitários como: graduação em psicologia, aluno especial do mestrado de linguística, pós-graduado pela Universidade Federal do Maranhão. No aspecto cultural destacou as publicações em jornais da região, e a crônica “O herói sem caráter” que foi publicada na Antologia da Academia Parai-sense de Cultura. 
O psicólogo Ivan teve por dois anos um quadro semanal na TV Sudoeste intitulado “Mora na Filosofia.” 
A entrada do novo acadêmico se deu acompanhado por sua mãe, a professora Luzia Donizetti Maldi. O novo acadêmico fez a defesa de seu patrono da cadeira de número 32, o escritor Machado de Assis. Machado descrevia de maneira peculiar os aspectos psicológicos dos personagens, de forma marcante, além de demonstrar através da escrita, uma leve e suave crítica dos contrastes sociais. 
O pai do novo acadêmico, Ismar Maldi levou e entregou para o presidente a beca a ser colocada em Ivan. O acadêmico Luiz Ferreira Calafiori junto ao presidente colocaram a beca no novo acadêmico. Dr. Luiz de maneira emotiva, deu as boas vindas ao novo acadêmico.
O presidente fez a entrega do certificado de posse e convidou Ivan Maldi a tomar parte da mesa diretora. 
A acadêmica Edyna Maldi Borges declamou  o poema “O vinil arranhado” escrito por Ivan. Edyna lembrou da importância de Dr. Olavo Borges e agradeceu o texto escrito por Ivan. 
Para Ivan “foi muito importante escrever sobre Dr. Olavo. Se hoje ocupo a cadeira de número 32 da APC, é graças a ele que fundou esta instituição. Se ele não tivesse trabalhado de forma árdua, não existiria a APC. Ele foi um incentivador da cultura.” 
A advogada e acadêmica Henriette Brigagão Alcântara Santos declamou o poema intitulado “Uma criatura” escrito por Machado de Assis, patrono da cadeira 32, do novo acadêmico Ivan. 
O acadêmico Alexandre Cavallero Silva Dias interpretou a música “O sole mio”. 
Para o novo acadêmico “a reunião foi marcada de grandes emoções, presença de queridos familiares e amigos”. E resaltou “que devemos pensar na importância e na relevância da família, do apoio dos pais e irmãos para que o adulto tenha sucesso profissional.”

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897