GINCANA

Reciclagem é tema de gincana promovida pelo Rotary em escolas de Itaú de Minas

Cada material reciclável possui um valor que será contabilizado ao final da disputa

Por: Redação | Editoria: educacao | 28/04/2018 | Visualizações: 1471

- Foto de Reprodução

O projeto, Recicla Kids, idealizado pelo Rotary Club Itaú de Minas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura promoverá no dia 04 de maio, uma gincana entre salas nas Escolas de Ensino Fundamental Carmélia Dramis Malaguti e Cristiano Machado. O objetivo do projeto é mobilizar a comunidade escolar para a necessidade da coleta seletiva de materiais recicláveis em favor do meio ambiente. 
Nessa semana tiveram início as atividades do Recicla Kids nas duas escolas participantes, com uma visita muito especial do palhaço Cheidi Beleza. Os alunos se divertiram e ficaram surpresos ao perceberem que o palhaço também está preocupado com questões sérias como o futuro do nosso planeta, "Todos nós devemos de alguma forma desenvolver ações que visam a preservação do Meio Ambiente, podemos aprender e ajudar de forma divertida", disse.
O rotariano, Cristóvão de Souza Oliveira que faz o palhaço Cheidi Beleza, também orientou os alunos sobre a importância da separação do lixo e que a coleta seletiva pode ser feita em casa, desde que as pessoas separem tudo: plástico (mole/duro), componentes eletrônicos, papel, papelão e alumínio. Ele explicou que os materiais são destinados agentes ambientais, passam por um processo de recuperação, em seguida transformam-se em novos produtos e retornam ao ciclo de produção. 
Outros pontos destacados pelo Cheidi foram que simples atitudes na separação do lixo trazem muitos benefícios: diminui a quantidade de resíduos nos aterros sanitários e lixões, estendendo o tempo de vida útil; os resíduos descartados de forma correta não contaminam o solo e nem as águas, e ainda ajudam na limpeza das cidades; a coleta seletiva barateia também o custo dos reciclados. Com a reciclagem utiliza-se ainda menos matérias-primas, economiza-se energia elétrica e gera milhares de empregos. 
Durante o projeto, os materiais conseguidos pelos alunos serão entregues aos professores, que vão avaliar de acordo com uma tabela, que varia de 1 a 5 pontos dependendo do tipo e tamanho de cada material reciclável, no qual será vencedor o aluno que conseguir a maior pontuação. 
Para Cristóvão Oliveira, o Rotary está sempre envolvido nas causas sociais de maneira a promover o desenvolvimento da sociedade. "É de fundamental importância a família Rotária estar presente e ativa em nossa sociedade, desenvolvendo projetos que contribuam com o crescimento solidário e intelectual das nossas crianças, em contrapartida fortalecendo assim a interação dos grupos envolvidos", enfatizou.
O Projeto Recicla Kids é uma realização da instituição Rotary Club Itaú de Minas e conta com as parcerias da Casa da Amizade, Rotaract e Interact, que atualmente já auxilia os agentes ambientais através do NRDC (Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário), onde realizam um acompanhamento, promovem e viabilizam melhorias para a coleta seletiva na cidade. 
(Por Regiane Antunes)

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897