TROCA DE MULTA

Biblioteca propõe troca de multa por alimentos em ação solidária

Por: Roberto Nogueira | Editoria: educacao | 25/03/2017 | Visualizações: 626

- Foto de Reprodução

A Biblioteca Municipal Professor Alencar de Assis, de São Sebastião do Paraíso pretende concluir nesta semana uma campanha iniciada em 1º março de 2017, através de uma atividade solidária que visa recuperar cerca de 130 livros que foram emprestados e não devolvidos pelos associados. A iniciativa consiste em transformar a multa em uma troca de alimentos que será posteriormente repassada para entidades sociais do município. “Criamos uma tabela e estamos convocando os leitores em atraso para que possamos recuperar as obras que foram emprestadas e não mais voltaram”, comenta a bibliotecária Daniela Lopes Rodrigues Domingues.
Daniela explica que a atividade proposta leva em consideração quatro objetivos. Entre eles está a sensibilização do leitor atrasado, receber o livro do acervo da biblioteca de volta, efetuar uma ajuda de parceria entre a biblioteca e instituições carentes, além de incentivar a leitura indiretamente.  “Temos cerca de 130 obras que estão com os leitores em atraso de devolução e a proposta é tentar reaver o máximo possível de exemplares”, avalia a bibliotecária.
A iniciativa propõe que a atividade solidária consiste em trocar o valor da multa que será gerada, de acordo com uma tabela, em alimentos. O produto da arrecadação será destinado para entidades carentes do município. “Nós acreditamos que desta maneira estaremos facilitando para que o leitor regularize sua situação. Há casos em que as pessoas estão sem dinheiro, ou até fica com vergonha, mas o momento é agora para fazer a devolução”, observa Daniela.
Já foram feitas várias ações como envio de cartas de cobrança e ligações para negociar multa e solicitação dos livros, porém, muitos leitores mudaram de endereço e de telefone. A sensibilização dos leitores ocorre ainda através de divulgação que está ocorrendo através das redes sociais da Prefeitura e em divulgações nos meios de comunicação da cidade. Esta situação impede o contato e resolução do problema de atraso. “Pensamos numa forma social e solidária de solucionar o problema com doação de alimentos no lugar da multa. Muitas Bibliotecas de grande nome já efetuaram este tipo de atividade e tiveram grandes resultados”, destaca.
Conforme a quantidade de alimentos adquiridos serão escolhidas duas entidades pelo Departamento de Cultura que receberá o material arrecadado. A campanha será realizada no período de 1º a 31 de março. Os valores das multas variam de R$ 1,50 e pode superara casa de R$ 500,00. Foram criadas faixas de valores que corresponde ao volume de alimentos que poderão ser trocados. 
Ainda de acordo com levantamento realizado a Biblioteca Municipal Professor Alencar de Assis possui um acervo de aproximadamente 27 mil livros e 3.900 associados. “Nos últimos tempos tivemos uma procura ampliada de pessoas que nos visitam diariamente” acrescenta Daniela. Além do empréstimo de livros a biblioteca oferece  material de pesquisa, navegação em internet e sala de estudos. Além dos livros o local recebe jornais de Paraíso e região que são disponibilizados ao seu público.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897