MAIO AMARELO

Paraíso promove campanha Maio Amarelo de educação no trânsito

Por: Roberto Nogueira | Editoria: saude | 06/05/2018 | Visualizações: 3093

- Foto de Reprodução

A Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Defesa Civil, da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, iniciou nesta semana as atividades da campanha Maio Amarelo. Este é o quinto ano que o município participa do movimento que visa educar e conscientizar a população sobre diversas questões relacionadas ao trânsito e que, neste ano de 2018, possui como tema “Nós Somos o Trânsito”. Durante todo o mês será realizada uma série de eventos como blitz educativa, palestras nas escolas e empresas, teatro de fantoche e uma caminhada encerrando as atividades no dia 29.
Conforme a Secretaria, mais do que ressaltar os altos índices de mortes e feridos no trânsito no Brasil e no mundo, o desejo é mobilizar e envolver a comunidade, órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações e sociedade civil organizada para efetivamente discutirem o tema. “Estamos trabalhando para promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão dentro de seus deslocamentos diários no trânsito”, explica o secretário Miguel Felix de Souza.
O movimento chega à sua 5ª edição e fomenta na sociedade a necessidade urgente da redução do número de mortes e feridos graves no trânsito. O tema da campanha este ano tem por objetivo motivar toda a sociedade a adotar atitudes melhores para um trânsito mais seguro. Este assunto foi discutido com a Associação Nacional de Detrans (AND) e aprovado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) através da resolução nº 722/2018.
Em Paraíso, a campanha Maio Amarelo vem mobilizando vários segmentos da Secretaria de Segurança Pública. Nos anos anteriores foram envolvidos servidores das gerências de Trânsito, Educação e a Guarda Municipal nas ações que são realizadas junto à comunidade. A programação prevê na próxima segunda-feira a realização de um trabalho de orientação sobre a função dos GCMs e responsabilidade de cada um em frente à escola municipal Campos do Amaral, a partir de 9h30.
Também haverá panfletagem e encenação teatral. Evento semelhante ocorrerá na terça-feira, 8, pela manhã no cruzamento da Avenida Angelo Calafiori com a Rua Placidino Brigagão.
Na quarta-feira, 9, haverá blitz educativa na Avenida Wenceslau Braz, e na quinta atuação na escola municipal Noraldino Lima. No dia seguinte o trabalho educativo acontecerá no Colégio Paula Frassinetti. Nas outras semanas a campanha terá continuidade envolvendo estudantes e empresas da comunidade. O movimento Maio Amarelo terá o encerramento no dia 29, quando esta programada a realização de uma caminhada entre a Arena Olímpica e a Praça da Matriz.


DADOS
Conforme levantamento do Observatório Nacional de Segurança Viária, os acidentes não acontecem, mas sim são frutos de escolhas inadequadas e arriscadas. A cada hora, cinco pessoas morrem vítimas de acidentes de trânsito no Brasil. O órgão aponta ainda que, 90% dos acidentes têm como motivação as falhas humanas como imperícia, imprudência e desatenção. A meta deste ano é lembrar que o trânsito é feito de pessoas e, para isso, serão utilizadas na campanha placas de trânsito com pictogramas para fazer um link com a vida real e mostrar que pedestre, ciclista, motorista e cadeirante são seres humanos.
Assim como em 2017, o objetivo é envolver diretamente a sociedade nas ações e propor uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro. Mais do que ressaltar os altos índices de mortes e feridos no trânsito no Brasil e no mundo, o desejo é mobilizar e envolver sociedade, órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações e sociedade civil organizada para efetivamente discutirem o tema. Além de promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897