XEQUE MATE

Olavo Oliveira é vice-Campeão Brasileiro de Xadrez

Por: Gérson Peres Batista | Editoria: esporte | 06/05/2018 | Visualizações: 3397

GM Evandro Barbosa e Olavo Tadeu Carvalho Oliveira - Foto de CXSSP

Aconteceu no último fim de semana na cidade de Florianópolis/SC o FENAC – Festival Nacional da Criança.
O FENAC é o principal evento do Brasil nas categorias por idade, pois dá direito a vagas oficiais para torneios internacionais como o Mundial, Pan-Americano e Sul-Americano.
Com o vice-campeonato na categoria Sub8, Olavo Tadeu Carvalho Oliveira classificou-se para o Pan-Americano que será realizado em julho na cidade de Santiago, no Chile.
Acompanhado de sua família e do treinador GM Evandro Amorim Barbosa, Olavo demonstrou muita consistência e maturidade em suas partidas, embora ainda tenha apenas 7 anos de idade.
Saiu invicto na competição, com quatro vitórias e dois empates, estes com o campeão e o terceiro colocado do torneio. Deixou claro ter muito potencial para ser trabalhado em futuro próximo.
Olavo vem treinando firme com o professor Evandro Barbosa, que busca passar um pouco de sua experiência de torneios brasileiros por categoria e também dos eventos internacionais que disputou, além de todo o suporte técnico necessário à evolução.
O jovem enxadrista também já teve importantes aulas com o professor Dwlyan Santos e o mestre nacional Gérson Batista, responsáveis pela formação de base do conhecimento no jogo de xadrez.
Frequenta regularmente o Clube de Xadrez de São Sebastião do Paraíso, onde tem oportunidade de enfrentar atletas de diversos níveis e, assim, evoluir o seu nível técnico.
Recebe apoio notável de sua família para a prática do xadrez, sempre acompanhado de seus queridos entes durante as competições que jogou em vários estados Brasil afora.
Além disso, não se poderia deixar de apontar a grande importância do apoio que sua mãe, Tânia Carvalho, vem dando para o crescimento do xadrez paraisense.
Não apenas apoiando o seu filho na prática do jogo e incentivando outras crianças a também jogarem, Tânia atua na linha de frente na organização de eventos e busca por ideias e planos para a maior disseminação do xadrez.
A passagem dessa família pelo xadrez da cidade é digna de aplausos e merece nossa congratulação sincera!
A equipe do CXSSP felicita o dedicado aluno Olavo Oliveira por ser símbolo de determinação para esta nova geração vencedora que vem sendo formada na sede de nossa associação.
Sua determinação para o estudo e prática do xadrez tem feito desse jovem carismático um grande espelho para as demais crianças e jovens, e até para os adultos.
Desejamos cada vez mais sucesso nessa já brilhante carreira, iniciada ainda muito precocemente, aos 5 anos de idade.
Fonte: www.cxssp.com.br


 

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897