CURTAS

CURTAS EDIÇÕES 2201

Por: Redação | Editoria: acidente | 09/05/2018 | Visualizações: 3895

- Foto de Reprodução

DE PORCO
A sessão ordinária da Câmara de São Sebastião do Paraíso na segunda-feira,7, pode ser considerada um verdadeiro coice de porco. Curtinha. Não durou 30 minutos porque os vereadores saíram apressadamente para participar de outra reunião. Isso se considerar que na semana passada não houve sessão às véspera do feriado do Dia do Trabalho. Os pronunciamentos foram deixados de lado e a reunião foi bem objetiva, sem perda de tempo. Se fosse sempre assim seria bem mais produtivo.

REMANEJAMENTO 
Apenas dois projetos tramitaram na casa e um deles trata-se do pedido de remanejamento de recursos por parte do Prefeito Walker Américo. A pedida do Executivo é para abertura de créditos adicionais especiais no valor de R$740 mil. Justifica-se a aquisição de bens móveis entre eles uma ambulância. Depois de causar risos e comentários irônicos a proposta foi encaminhada para apreciação da Comissão de Finanças, Justiça e Legislação. Vereadores prometem endurecer o jogo caso não ocorram providências para a liberação de uma ambulância para atender a população do Distrito de Guardinha.

TERRENOS
Depois de ter sido atendido no pedido de que fosse justificado onde gastaria os recursos apurados com a venda de terrenos, já se vão mais de 20 dias que a resposta chegou na casa, mas o projeto que estava na gaveta, não sai do lugar. A proposição foi apresentada ano passado e até o momento não chegou se quer a fase das votações. De início surgiram uma série de questionamentos e indagações, agora com a resposta obtida inicia-se uma espécie de operação tartaruga para análise da proposição. Mais do que amarrada a administração está engessada com este tipo de manobra.

SUSPIRO
O lançamento neste início de semana do programa Cidade Viva abre expectativa para a realização de uma faxina, que já deveria ter sido feita na área urbana paraisense. Um mutirão de obras de limpezas e serviços começou a ser feito pela parte baixa da cidade. Com a estiagem não há motivos para reclamar que a chuva atrapalha alguns serviços, que o mato cresce fácil e que a cidade possa ficar desleixada, principalmente em relação as praças públicas descuidadas, ruas esburacadas, terrenos sujos ente outras situações. Bastante gente no primeiro dia de trabalho para ajudar dar um novo visual nos bairros, e apresentar um ar de urbanidade. Do jeito que está vai levar tempo para entrar no eixo. 

RECONSTRUÇÃO
O deputado Antônio Carlos Arantes segue engajado na campanha do pré-candidato ao Governo de Minas pelo PSDB, o senador Antonio Anastasia. Na próxima semana  será realizado um movimento denominado Reconstrução do Futuro de Minas. Lideranças tucanas pretendem promover um mobilização em prol dos pré-candidatos do partido para as próximas eleições em outubro. Além do debate sobre a crise no Estado, a intenção é buscar novos caminhos para que Minas Gerais saia da grave crise econômica em que se encontra, com a proposição de medidas e alternativas para a retomada do desenvolvimento e do crescimento econômico do Estado.

IMPEACHMENT
O clima entre alguns deputados da Assembleia Legislativa de Minas e o governador Fernando Pimentel não anda nada amistoso. O presidente da Casa Adalclever Lopes (MDB) exonerou todos os servidores comissionados da liderança de governo no último sábado. Ainda assim os petistas ainda acreditam que pode haver uma reconciliação. Porém, se o clima de rompimento continuar, o governo deve iniciar a retaliação e o MDB pode ficar sem os cargos que ocupa hoje no Executivo estadual. Ontem, os deputados começaram a analisar o pedido de nulidade do processo de impeachment contra Pimentel apresentado pelos deputados petistas, semana passada. Os requerimentos suspenderam a tramitação da análise do afastamento do governador até o mérito do pedido ser analisado pela Mesa Diretora.

PÉ DE GUERRA
Também em Paraíso existem duas alas a da antiga e da atual administração da Santa Casa realizando movimentos visando garantir suas posições. Na noite de segunda-feira, separadamente, os dois grupos reuniram-se. Ao que consta o novo estatuto da instituição foi aprovado e seria encaminhado para registro ontem. É o que se sabe, de vez que os resultados práticos de ambas reuniões não foram divulgados. O que se nota é um certo descontentamento por parte de pessoas que faziam parte da Irmandade da Santa Casa, e não mais fazem por conta de decisão da comissão interventora. Por sua vez, membros da referida comissão admitem que a maioria dos mais de 160 membros da Irmandade são valorosos. Também informaram que a Irmandade não foi extinta, e será recomposta. O critério da recomposição não foi dito.

TÍTULO DE ELEITOR
Termina nesta quarta-feira, 9 de maio, o prazo para tirar o título de eleitor, transferir o domicílio eleitoral, solicitar transferência para uma seção de fácil acesso e regularizar a situação perante a Justiça Eleitoral antes das eleições 2018. O dia 9 de maio é também o prazo final para comparecimento dos eleitores que quiserem fazer o recadastramento biométrico para votar de modo ainda mais seguro no dia da eleição – apesar de o procedimento ainda não ser obrigatório na maioria das cidades mineiras, como Paraíso. Eleitores que ficaram três vezes sem votar ou se justificar  também devem se apressar, pois o prazo para regularizar sua situação também é 9 de maio. É importante lembrar que o eleitor só pode buscar os serviços na cidade onde vota ou pretende votar.

CÂMERAS
O Conselho Municipal de Segurança Pública de Jacuí apresentou na semana passada o sistema de videomonitoramento que está sendo implantado na cidade. Durante reunião na Câmara dos Vereadores da cidade, autoridades e lideranças da cidade se reuniram para debater esta e outras medidas que deverão ser colocadas em prática para melhorar a segurança pública no município. Jacuí é uma das cidades da região que mais registrou explosão contra caixas eletrônicos nas duas agências bancárias existentes. Na última investida dos bandidos até mesmo uma loja de departamentos foi atacada, além de ocorrências registradas contra casas lotéricas e posto do Correios.

QUEIMADAS
A estiagem dos últimos dias e o tempo seco reinante em São Sebastião do Paraíso têm levado um número considerável de pessoas aos postos de saúde e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em busca de socorro médico. Não bastassem estes detalhes o agravante é que, prematuras estão surgindo muitas queimadas em terrenos baldios, um complicador a mais para a saúde da população. Aproveitando a falta de fiscalização e associando a falta de educação, pessoas inescrupulosas estão utilizando destes expedientes para limpar terrenos ou simplesmente se satisfazer com o infortúnio alheio.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897