CURTAS

CURTAS EDIÇÕES 2203

Por: Redação | Editoria: cidades | 16/05/2018 | Visualizações: 2259

- Foto de Reprodução

TRANSPORTE COLETIVO
Continuava até ontem em andamento o processo de licitação do transporte coletivo de São Sebastião do Paraíso. Uma novela que se arrasta há praticamente um ano entre embargos e desembargos. Há cerca de dois meses apenas duas empresas estão no certame e o páreo anda prá lá de acirrado entre recursos, decisões e indefinições. Conforme anunciado é esperado para as próximas horas ou próximos dias o capítulo final e o pronunciamento do nome da empresa vencedora.


DE NOVO
A informação obtida pelo Jornal do Sudoeste é de que as duas empresas que ficaram para a parte final do certame acabaram desabilitadas da disputa. Segundo consta será aberto um novo processo de licitação e desta forma certamente a situação vai se arrastar por mais um bom tempo. Enquanto isso a responsável não faz os investimentos necessários com novas linhas, rotas e outras medidas em pauta. Depois quando o Judiciário e o MP entra na questão e obriga  a cumprir a lei fica um e outro torcendo o nariz. Estão brincando com a coisa séria e deixando o cidadão e usuário em segundo plano. 


COBRANÇAS
Prefeito e presidente da Câmara de Paraíso novamente estão em rota de colisão. Um fala e outro rebate e isto tem sido uma constante desde o ano passado. Troca de farpas, acusações e ficam no bate e rebate. Por um lado existe a queixa por falta de recursos e de outro a argumentação de que a arrecadação aumentou e que a roda não gira por conta de peças que precisam ser substituídas e não são. Um imbróglio sem fim.  


CARTEIRINHAS
Usuários de vários serviços sociais e até estudantes estão a reclamar que a empresa responsável pelo transporte coletivo não esta emitindo as carteirinhas para o acesso gratuito nos ônibus. E não é de hoje, o problema vem desde outubro do ano passado. Já houve notificação por parte da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, mas até agora nada de concreto foi feito. O assunto foi debatido na reunião dos vereadores na segunda-feira. A situação tem penalizado a população e precisa ser resolvida. 


INSS
Depois de uma ocorrência de tentativa de autoextermínio na porta da agencia local do INSS vereadores encaminharam oficio a gerência regional em Divinópolis denunciando a situação do atendimento desrespeitoso à população. As queixas são diversas como salientou o vereador Sérgio Gomes, que observou que na hora da aposentadoria pessoas com câncer, de maca e em outras situações não conseguem o benefício. Não bastasse o próprio vereador disse que chegou a ser afrontado ano passado quando acompanhava uma colega advogada que tinha sido cerceada em seus intentos.


MARAVILHA
Em resposta ao ofício da Câmara o gerente executivo substituto do INSS em Divinópolis, disse que tudo está a funcionar maravilhosamente. Foram citadas situações como agendamento de serviços, teleatendimento, portal na internet e canais remotos para servir a população. Cita ainda que a partir deste mês a agência local que atende também a população de cidades vizinhas terá implantado o serviço INSS Digital. Há tempos os processos vêm sendo automatizados. Vereadores foram convidados a conhecer as instalações e ficaram de ver de perto as maravilhas anunciadas. O vereador Serginho não concordou e teceu críticas ao ofício.


SANTA CASA
O vereador Vinício Scarano reafirmou o apoio à Comissão Interventora da Santa Casa de Misericórdia que reverteu a situação de deficitária a estar gerando superávit. Com a mudança passou a ser um modelo de gestão em Minas Gerais. Vereadores estiveram lá semana passada e acompanharam de perto a prestação de contas. A questão agora é a destituição dos membros da irmandade que tem gerado protestos, e se afirma, será assunto a ser discutido judicialmente. .


CLIMA 
E aos poucos o clima de Copa do Mundo vai tomando conta da cidade. No comércio já é visível e possível encontrar os pontos já ornamentados com o verde amarelo. Nas vitrines das lojas, fachadas de bares, oficinas já se vê bandeiras, camisas, ornamentos e outros detalhes que fazem lembrar do evento esportivo que costuma parar o Brasil e mexe com os brasileiros. Com a convocação da seleção e a contagem regressiva com menos de 30 dias para o mundial o assunto tende a se tornar cada vez mais frequente. O Sudoeste já está preparando o seu caderno especial. 


CALENDÁRIO
A partir de 15 de maio o calendário eleitoral de 2018 informa que já é facultada aos pré-candidatos a arrecadação prévia de recursos na modalidade de financiamento coletivo, ficando a liberação de recursos por parte das entidades arrecadadoras condicionada ao cumprimento, pelo candidato, do registro de sua candidatura, da obtenção do CNPJ e da abertura de conta bancária  conforme a Lei n° 9.504/1997, em seu artigo 22-A, § 3º. A propósito a partir de hoje estão faltando apenas 144 dias para as eleições de outubro.  Dentro de praticamente 60 dias poderão ocorrer as convenções que definirão quais serão os candidatos do pleito 2018.


PASSARELAS
O vereador Luiz de Paula voltou a carga em relação as novas passarelas que foram construídas pela Concessionária Nascentes das Gerais na região dos bairros Cidade Industrial e Alto Bela Vista. Por incrível que pareça não observaram que o lado de maior movimento das pessoas é onde concentram-se maior volume de residências e fizeram a alça de acesso voltada para o lado contrário. Sem contar que a rampa é longa e que desta forma são poucas as pessoas que utilizam o dispositivo. A obra é bem ao estilo do restaurante que fecha para almoço. Resumindo, ao que tudo indica, não cumprirá a finalidade..

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897