DENGUE

Caso suspeito de dengue mobiliza agentes da epidemiologia na Praça da Fonte

Maior incidência de focos do mosquito ainda são os quintais de moradores, alerta coordenadora de Vigilância em Saúde

Por: Roberto Nogueira | Editoria: saude | 19/05/2018 | Visualizações: 1963

- Foto de Tiel

Um caso suspeito de dengue atendido por uma Unidade de Saúde da Família no município mobilizou agentes da epidemiologia do Departamento de Vigilância em Saúde que, durante a manhã desta sexta, 18, trabalharam para fazer o cerco e bloqueio na Praça da Fonte, onde segundo informações mora o paciente sob suspeita da doença. A medida foi em face de protocolo de segurança seguido pelo Departamento em casos de registro de suspeita, a fim de evitar que a doença se espalhe.
Conforme explica a coordenadora da Vigilância em Saúde, Daniela Cortez, quando é registrado um caso suspeito é feita uma varredura em um raio de cerca de 300 metros de onde mora a pessoa possivelmente infectada pelo Aedes Aegypti. "Fizemos esse trabalho no quarteirão da Praça da Fonte e adjacentes, que são locais muito movimentados. Hoje está sendo feito o tratamento e aplicação com o veneno, para matar tanto os mosquitos, quando eliminar possíveis focos de dengue, porém não foi encontrado nenhum naquele local", destaca.
Conforme Cortez, de janeiro até maio desde ano foram registrados em São Sebastião do Paraíso 39 casos suspeitos de dengue, dos quais apenas um foi confirmado e os demais ou foram descartados ou ainda estão sob análise pela Superintendência Regional de Saúde. "Precisamos alertar muito a população para limpar quintais. A maior incidência de focos do mosquito da dengue está sendo registrada em quintais de residências. Como no Centro tem uma densidade demográfica maior, temos que fazer esse bloqueio o mais rápido possível. Não é nada confirmado, mas na dúvida realizamos para evitar problemas futuros", completa Daniela Cortez. 

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897