SÃOSINHA

Acadêmico Rômulo Aguiar Generoso

Por: Conceição Ferreira Borges | Editoria: entretenimento | 19/05/2018 | Visualizações: 1648

- Foto de Reprodução

A Academia Paraisense de Cultura realizou sessão de posse do Promotor de Justiça aposentado, Rômulo Aguiar Generoso no auditório do Sicoob NossoCrédito, na noite de 4 de maio.
A mesa diretora, decorada com belíssimo arranjo de rosas, estava constituída pelo acadêmico presidente, Reynaldo Formaggio Filho, vice-presidente, acadêmica Francisca Borges da Cunha Zanin, segunda secretária, acadêmica Paschoalina Souza, tesoureira, acadêmica Leila Yunes, Juíza de Direito Dra. Édina Pinto, Juiz Federal Dr. Marcelo Basseto.
Após o Hino da Academia, a abertura da solenidade foi feita pelo acadêmico presidente. A mensagem exordial apresentada pela acadêmica vice-presidente declamando de Olavo Bilac, "A um poeta".
"Rômulo Aguiar Generoso, nascido em Guanhães no dia 18 de abril de 1961, residem em São Sebastião do Paraíso há 15 anos, sendo paraisense de coração e por título de Cidadão Paraisense, recebido em 2004. É filho de Joaquim Rômulo Generoso e Maria das Dores Aguiar Generoso. Pai de Joaquim, Maria Júlia, Arthur, Miguel, Néria, Guilherme e João Aguiar Generoso, avô de Ana Carolina, Heitor, Catharina, Isadora, Benício, Antônio e Otto.
Em 1984 graduou-se pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte. 
A sua atividade profissional é vasta: Pré-moldados Fibras, Nacional Informática, Escritório de Advocacia Dr. Geraldo de Souza, Escritório de Advocacia Dr. Cícero Magalhães. Lecionou História, Geografia e Filosofia na Escola Estadual Odilon Behrens, em Guanhães. Em 1990 foi aprovado no XXV Concurso do Ministério Público de Minas Gerais.
Atuou em cooperação e substituição nas comarcas de Diamantina, Governador Valadares, Itamogi, Nova Resende, Mantena, Passos, Pratápolis, Rio Vermelho, Sabinópolis, Santa Maria do Suaçuí, Serro e Virginópolis.
Em 199 foi designado como promotor substituto para a comarca de Cataguases e depois para a de São João Evangelista. Foi promovido para a Primeira Promotoria de Justiça de Guanhães em 1993. Em 2003 veio para São Sebastião do Paraíso para atuar na Terceira Promotoria de Justiça, nela permanecendo até aposentar-se.
Participou ainda das seguintes atividades extraprofissionais: em Guanhães foi diretor do Tiro de Guerra, membro da Diretoria da Associação Mineira do Ministério Público, Membro da Associação de Caridade Nossa Senhora do Carmo. Iniciado na Loja Maçônica Pioneiros do Nordeste, onde exerceu o cargo de orador durante quatro anos. Membro fundador do Conselho Municipal de Segurança Comunitária, presidente da Comissão Municipal que promoveu as comemorações do cinquentenário da Força Expedicionária Brasileira e presidente da Comissão Municipal que promoveu as comemorações dos 500 Anos do Descobrimento do Brasil.
Foi deputado à Soberana Assembleia Legislativa Maçônica do Grande Oriente de Minas Gerais de 1998 a 2000. Membro da Loja Maçônica Fraternidade Universal, de São Sebastião do Paraíso, onde foi mestre de cerimônias e orador. Membro do Terno de Congo União.
Foi agraciado com as seguintes condecorações: Diploma de Colaborador Emérito do Serviço Militar, Medalha Alferes Tiradentes, Medalha de Mérito Legislativo, Diploma de Colaborador Emérito do Exército, Medalha Desembargador Hélio Costa, Título de Cidadão Paraisense, Medalha Juscelino Kubitschek, Título da Ordem do Mérito Municipal de São Sebastião do Paraíso, Troféu Mérito de Segurança Pública, também de São Sebastião do Paraíso. Diploma de Maçom "Grande Obreiro. Monção de Congratulações da Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso.
O currículo do Promotor Rômulo Aguiar Generoso foi lido pela acadêmica Maria Rita de Cássia Preto Miranda.
A entrada oficial de Dr. Rômulo ao auditório foi em companhia de sua esposa, Maria José de Souza.
Fez a defesa de seu Patro-no, Dr. Olavo Borges", fundador da Academia Paraisense de Cultura, e afirmou sentir-se honrado em ocupar a Cadeira número 1. Defesa brilhante, salientando seus poemas admiráveis. Foi abraçado pela esposa de Dr. Olavo, a acadêmica Edyna Maldi Borges, que agradeceu emocionada.
Momento importante, a entrada da "Beca", símbolo da Academia Paraisense de Cultura, conduzida pelos filhos e netos. Foi colocada nos ombros de Dr. Rômulo pelo acadêmico presidente Reynaldo Formaggio Filho e pela acadêmica Edyna Maldi Borges, sendo empossado Acadêmico Efetivo da Academia Paraisense de Cultura, e convidado a tomar partye da Mesa Diretora.
Nessa noite de festa, belas apresentações artísticas. O acadêmico André Cruvinel cantou "Pavão Misterioso", o tenor, acadêmico Alexandre Cavallero Silva, "O Coro dos Escravos Hebreus". A acadêmica honorária Denise Gonzaga interpretou "Habanera" da ópera Carmem, de Bizet. Também se apresentou a dupla "Choro a Dois", integrado por Jéssica e Gabriel, de Poços de Caldas,
O acadêmico Rômulo Aguiar Generoso foi cumprimentado e abraçado pelos presentes que o admiram pelos seus valores pessoais, profissionais no Ministério Público, e intelectuais.
No elegante Restaurante Michel o novo acadêmico ofereceu fino jantar de confraternização aos acadêmicos e seus familiares (muitos vieram de longe) para estar com ele naquele dia maravilhoso e feliz, sua posse na Academia Paraisense de Cultura de São Sebastião do Paraíso.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897