SÃO TOMÁS DE AQUINO

Um aquinense de coração e de fato

MEMÓRIA AQUINENSE - Jornal de aniversário da cidade São Tomas de Aquino - 118 anos

Por: Selma Braia | Editoria: cidades | 20/05/2018 | Visualizações: 1401

Sr. Armindo, Dona Naninha na sede do Lions Clube de São Tomás de Aquino - Foto de Reprodução

Catité é um município no Estado da Bahia. Foi lá que num dia 12 de outubro, pelos idos de 1919 nasceu o senhor Armindo Gonçalves (Armindinho) que aos 12 anos (dia 17 de agosto de 1931), veio de mudança para São Tomás e a adotou como sua terra. Aqui trabalhou, casou-se e fez sua história. Com orgulho, diz ser aquinense, pois Catité está guardada como uma doce lembrança em seu passado.
Em 1939 constitui família. Encontrou em Ana Gonçalves da Silva, Dona Naninha, a companheira ideal para os seus 64 anos de casados. Uma união baseada no amor, companheirismo, onde a alegria do casal foi coroado pelos filhos Iray e Ademir e, depois, os netos. Homem de fé, católico fervoroso, teve na ação da benemerência um modo de ser, de ajudar os mais pobres. Seu primeiro trabalho foi como sapateiro, depois oficial de justiça aposentando-se nesta profissão.
Participou ativamente de fatos importantes de São Tomás com sua presença indispensável na sociedade aquinense.
Como vicentino, secretário do Asilo São Vicente por 14 anos, promoveu várias campanhas em favor daquela casa de caridade e, até hoje, procura ajudar quando solicitado. Por vários anos fez parte da provedoria do Hospital Nossa Senhora do Sagrado Coração. Delegado de polícia por 6 anos, presidente do Clube Recreativo Aquinense por 4 anos.
Amante do Futebol de campo foi um dos fundadores da Associação Atlética Aquinense e mais tarde do Esporte Clube 3 de Outubro. Fundador, com muito orgulho, do diretório municipal do Partido da Frente Liberal PFL. No Lions Clube de São Tomás inaugurou sua filiação em 1982. Foi secretário, tesoureiro, presidente de divisão e, a partir de 1986, o zeloso presidente do Lions/São Tomás
Dona Naninha sempre companheira em todas as iniciativas, participativa, nos projetos de assistência aos carentes. No seu lado sensível de pessoa boa, virou folclore as balas de doce, que constantemente senhor Armindo traz consigo. E a garotada sabe que pode contar com elas. Assim é o seu perfil. Um bom amigo, uma pessoa prestativa que não sabe falar não!
Da Bahia carrega sua origem, mas por tudo que fez, pela sua participação nos fatos de São Tomás de Aquino, pelo seu amor a esse chão mineiro, é com muito orgulho filho do amor por São Tomás e um honrado cidadão aquinense. 
Senhor Armindo faz parte da história, da terra querida que adotou como sua. Pensando bem, pode-se afirmar que se trata de um aquinense nascido em Catité... 

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897