MEDALHAS

Márcio Zaqueu traz medalhas do 2º Campeonato Sul Americano de Kung Fu/Wushu

Por: João Oliveira | Editoria: esporte | 03/06/2018 | Visualizações: 4972

O mestre em artes marciais, Márcio Zaqueu - Foto de Nelson P. Duarte/Jornal do Sudoeste

O mestre em artes marciais, Márcio Zaqueu, conquistou três medalhas no 2º Campeonato Sul Americano de Kung Fu/Wush que aconteceu na capital do Uruguai, Montevidéu, entre os dias 23 e 28 de maio. O evento, que reuniu centenas de atletas de dez países diferentes, rendeu ao atleta bom resultado para que pudesse garantir convocação para disputa em campeonato mundial da categoria, que acontece em novembro deste ano, porém, sua participação ainda é incerta.  
Zaqueu conquistou duas medalhas de prata nas categorias Mão Livres e Espadas e uma de bronze na categoria grupo. Com isto, ele passa a colecionar mais uma vitória internacional e a ser um dos poucos atletas a trazer diversos títulos internacionais em uma categoria esportiva para o município. Todavia, conforme explica sua participação não foi fácil. Entre os principais desafios, o financeiro acabou se mostrando seu inimigo mais temível.
"Não é fácil chegar a um campeonato deste, demanda gasto financeiro muito grande. Além disso, o tempo de preparação foi muito curto devido à correria do dia a dia para buscar patrocínio e apoio para que eu pudesse chegar lá. Por isso, não posso deixar de agradecer à Matsuda, que sempre tem me apoiado, ao presidente da Acissp, Ailton Sillos, ao Laticínios Aviação, aos cardiologistas Maurício Marques e Renato Rossi e aos pais dos alunos, que também me ajudam bastante comprando rifas e participando dos eventos que organizamos para arredar recursos", salienta.
Ele destaca que no Uruguai o grupo surpreendeu e todos os atletas conquistaram vitórias, trazendo medalhas para o Brasil. "A Shaolin do Norte, em 18 anos, é a única associação que tem tido atletas dentro de uma seleção brasileira e, eu mesmo, estou desde 2005 integrando o grupo. Acredito que este esporte deveria ser mais valorizado, porque é uma seleção reconhecida e de uma categoria que até então Paraíso desconhecia. E, também, nesse trabalho, que desenvolvemos na Shaolin, elevamos diversos atletas paraisenses a nível nacional e internacional. Foi a Associação, acredito, que trouxe mais títulos para Paraíso", ressalta.
Após essa disputa, outros dois eventos devem fazer parte do calendário do atleta. No próximo dia 16 acontece o Campeonato Mineiro em Belo Horizonte e, em setembro, o Brasileiro em Londrina. "Eu tenho vários alunos que poderiam ir para o mineiro, mas não participam devido à falta de apoio. Costumávamos ir em torno de 20 atletas, hoje não chegam a cinco. 
Apesar de tudo, temos feito nosso trabalho e continuamos lutando, no sentido real da palavra, motivando essas crianças, porque isso é bom para eles; o que ensinamos são coisas boas e é de coisas boas que a nação está precisando", completa.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897