ÔNIBUS INCENDIADOS

Criminosos voltam incendiar ônibus de transporte público em Passos

ACEP suspende transporte de universitários em ônibus para Passos

Por: João Oliveira | Editoria: cidades | 04/06/2018 | Visualizações: 4831

Empresa concessionária das linhas de transporte coletivo de Passos suspendeu temporariamente o serviço, e não deve circular em face da situação - Foto de Reprodução

Na tarde desta segunda-feira (4/6), por volta das 15h45, outro ônibus foi incendiado em Passos. O caso foi registrado no bairro Santo Antônio e é o segundo ataque no município em menos de 24 horas. De acordo com informações, a empresa concessionária das linhas de transporte coletivo de Passos suspendeu temporariamente o serviço, e não deve circular em face da situação. Ontem (3/6), criminoso colocaram fogo em outro ônibus, no bairro Cohab V, e atiraram contra um sede desativada da PM. Não houve feridos.
Ao Jornal do Sudoeste, o presidente da ACEP (Associação Cultural e Educacional Paraisense), Anderson Martins disse que o transporte de universitários feito através da Associação foi suspenso nesta segunda-feira (04/06) por medida de segurança.
Até o momento, pelo menos 17 municípios foram alvos de ações criminosos seguindo o mesmo padrão. Segundo informações, mais de 25 veículos foram atingidos, total ou parcialmente. Também houve ataques a agências bancárias. Na região do 43.º Batalhão de Polícia Militar sediado em São Sebastião do Paraíso ônibus foram queimados em Guaxupé e Monte Santo de Minas. Até o momento, na região ninguém foi preso por envolvimento nos incêndios.
Conforme informou o chefe da assessoria de imprensa da PM, major Flávio Santiago, especula-se que os crimes vêm sido orquestrados por facções criminosas e podem ter relação com demandas vindas dos presídios. Ainda, segundo informou, admite-se também que, embora as ações criminosas tenham sido praticadas em vários pontos do Estado, pode haver uma relação entre elas e que grupos se comunicaram via redes sociais e aplicativos, de vez que houve registro do mesmo tipo de ocorrência em outros pontos do país.
Em coletiva na manhã desta segunda (4/6), em Belo Horizonte, a PM informou que em torno de 30 pessoas (oito adultos e um menor de idade) foram conduzidas detidas, suspeitas de envolvimento com os casos de incêndios aos veículos. Em relação aos crimes ocorridos nesta tarde, ninguém foi preso.

 

NOTA DO GOVERNO
Nesta tarde, o Governo do Estado divulgou nota relatando que está “empenhado na resolução e no esclarecimento das motivações que levaram à queima de ônibus e outros eventos de segurança desde o último domingo, 03/06, em diferentes cidades mineiras. Todas as forças de segurança trabalham de forma integrada e com prioridade na questão, na busca de resultados e punição de responsáveis”.
Ressaltou ainda que “a resposta dada até o momento pelas instituições mostra mais uma vez a força das polícias mineiras e a confiança que a população pode e deve ter na resolução dos fatos. Até o momento, já foram conduzidos, pela Polícia Militar, 30 suspeitos de integrar as ações; outras pessoas deverão ser responsabilizadas na continuidade dos trabalhos”, informou.
Segundo o Governo, as áreas de Inteligência da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap), Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar estão e continuarão debruçados sobre o tema de forma diuturna. “A Polícia Civil também já está com investigações em curso. Entretanto, apesar de entender todo o desejo de mais detalhes oriundos da imprensa, é imprescindível o sigilo das ações e investigações que estão sendo desenvolvidas, potencializando, desta forma, o objetivo final que é o esclarecimento dos fatos para a sociedade”.
Além disso, o governo do Estado informou que a Polícia Federal e o Gabinete Militar do Governador também foram envolvidos nos esforço de resolução dos eventos. “Na manhã desta segunda-feira, 04/06, ambas instituições se juntaram à Sesp, Seap, PM, PC e Bombeiros em uma reunião estratégica para tratar do tema, realizada com a presença do Governador Fernando Pimentel”, completou.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897