Conselho Tutelar

Conselho Tutelar de São Tomás de Aquino completará 15 anos de importante conquista para os aquinenses

SÃO TOMÁS DE AQUINO

Por: Selma Braia | Editoria: cidades | 25/03/2017 | Visualizações: 159

Conselheiras Diva, Roseli, Maria José, Ruth Néia e Margarete - Foto de Reprodução

O Conselho Tutelar realiza um trabalho silencioso, ético, eficiente, com vários resultados positivos onde se pode afirmar que faz a diferença dentro da estrutura da Assistência Social do município aquinense. É um trabalho de equipe e compete ao Conselho Tutelar fiscalizar e tomar providências necessárias para impedir e combater situações de risco social e pessoal de crianças e adolescentes. Vale ressaltar que tem um caráter permanente, que não pode ser extinto pelo município, uma vez criado.
O Conselho de São Tomás atualmente está composto por sua Presidente Margarete Aparecida Alves Silva, Conselheiras Ruth Néia Estevão de Barros Caparelli, Roseli de Fátima Bueno, Maria José da Silva Volpe, Diva Silveira Pereira e a  Secretária Daniela Cristina Pereira.
O atendimento, segundo Margarete, por mês, mais de quarenta famílias, e tem como princípio de ação, as denúncias. “Nós atendemos desde o nascimento até 18 anos e a demanda atualmente no município é de adolescentes. Nosso trabalho é ininterrupto, diário, no atendimento junto às famílias aquinenses. Nos casos de difícil solução é realizado encaminhamento para o Ministério Público, e também sempre contamos com a preciosa ajuda do Dr. Jefferson Torres Freitas, Juiz da Infância e Adolescência da Comarca de São Sebastião do Paraiso”, ressalta a presidente do Conselho.      
O Conselho Tutelar possui autonomia para decidir qual a medida de proteção é mais  adequada para determinado caso, mas sempre dentro da lei e sob os princípios da doutrina da proteção integral  e do melhor interesse da criança.
O Conselho Tutelar de São Tomás de Aquino foi implantado no dia 29 de novembro de 2002, tendo à época como seus titulares: Maria de Lourdes Vieira Figueiredo, Francisco das Chagas Santos, Iara Goulart Teófilo, Marília de Moura, Maria José Cotelez Mateus.
Assim nestes quase 15 anos de um trabalho democrático e cidadão, de exemplos, de bom atendimento, sob o manto do silêncio e ética, cumpre seu papel no acolhimento humanitário e justo de crianças e adolescentes do município, assegurando-lhes o cumprimento de seus direitos.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897