CULTURA

Câmara aprova criação de Conselho Municipal de Política Cultural

Por: João Oliveira | Editoria: cultura | 06/06/2018 | Visualizações: 2399

Um dos idealizadores do projeto, Thales Fernando da Silva, usou a Tribuna Livre para agradecer o empenho e o apoio dos vereadores - Foto de ASSCAM

Projeto que autoriza Poder Executivo Municipal criar o Conselho Municipal de Política Cultural de São Sebastião do Paraíso, de autoria dos vereadores Marcelo de Morais e Vinício Scarano, foi aprovado pela Câmara em sessão de segunda-feira (4/6). Aprovado em primeira votação e em segunda, será encaminhado para sanção do prefeito. 
De acordo com o projeto, o conselho, assim que criado pela Prefeitura, será um órgão colegiado paritário vinculado à Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Cultura, de caráter permanente, deliberativo, consultivo, fiscalizador e normativo, com o objetivo de institucionalizar a relação com a Administração Pública Municipal e os setores da sociedade civil ligados à cultura, promovendo a participação destes na elaboração, na execução e na fiscalização da política cultural do Município.
Cerca de 30 pessoas ligadas a diversos movimentos culturais estiveram presentes no Plenário "Presidente Tancredo Neves" para acompanhar a tramitação do projeto e comemoração a aprovação por unanimidade. Para o músico Juliano Reis, por exemplo, a projeto foi muito bem-vindo e aceito para a categoria dos artistas. "Em Paraíso temos lembrado somente as congadas (talvez pelo apelo eleitoral que a festa traz nos bastidores),  mas temos jovens talentosos que não têm lugar pra expressar sua arte e tão pouco pra dar início a uma possível aptidão para isto", defende.
Segundo o músico, o objetivo é "extirpar o rótulo de 'cidade do aqui tinha',  criar uma agenda cultural para ano todo promovendo eventos e movimentando o cenário estagnado e esquecido das artes. O povo está carente disto, ficou desmotivado, perdeu o hábito, a exemplo do dia em que o Paraíso em Seresta se apresentou na Praça da Fonte e poucas pessoas foram. A publicidade ao evento deixou a desejar,  foi insatisfatória e não atingiu o povo. Acredito que de um sarau à carnaval, de evento de rock a peça teatral, e dando oportunidade também para a molecada nova, com projetos e oficinas pra quem quer iniciar uma expressão artística, é importante valorizar isto", completa.
O presidente da Câmara, Marcelo de Morais agradeceu a presença dos jovens e pediu para que eles não acompanhem apenas a questão do desenvolvimento cultural paraisense, mas também se interessem pela política municipal com um todo. "Tem muita coisa acontecendo que vocês deveriam estar mais participativos. Faço uma cobrança de forma pública do mesmo modo que vocês nos cobram publicamente em algumas ações. É papel do cidadão estar presente, mas estamos muito preocupados com a falta de participação popular nas questões que envolvem a nossa política", disse.
Vinício Scarano pediu para que o grupo cobre do Poder Executivo a efetivação do conselho. Depois, um dos idealiza-dores do projeto, Thales Fernando da Silva, usou a Tribuna Livre para agradecer o empenho e o apoio dos vereadores na criação do Conselho Municipal de Política Cultural de São Sebastião do Paraíso. Ele também falou sobre a importância da proposta: "Acredito que, na questão da política, esse conselho tem muito a acrescentar, porque uma gestão participativa se dá através da participação de conselhos. Queremos sentar com o Executivo da mesma forma que temos a liberdade de entrar nesta Casa e trocar ideias com todos. Queremos discutir políticas, discutir a cidade e os projetos culturais que desejamos para São Sebastião do Paraíso", disse.
Aprovado, o PL segue agora para a sanção do Poder Executivo Municipal. Assim que criado, o Conselho Municipal de Política Cultural terá sua sede na Casa da Cultura "Antônio Carlos Pinheiro Alcân-tara", em uma de suas unidades ou em um local a ser definido pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Cultura.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897