WORKSHOP

Paraíso realizará 1º Workshop sobre resíduos sólidos urbanos

Por: Roberto Nogueira | Editoria: cidades | 10/06/2018 | Visualizações: 436

- Foto de Reprodução

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Sebastião do Paraíso, realizará o 1º Workshop sobre resíduos sólidos urbanos. O evento é uma realização do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Região de São Sebastião do Paraíso e acontecerá na próxima quinta-feira, 14 de junho, no Teatro Sebastião Furlan. “Teremos a presença de várias autoridades do setor que nos darão uma panorâmica em relação a mais este projeto que estamos implantando”,  informa a secretária de Meio Ambiente, Yara de Lourdes Souza Borges.
Este tem sido um dos principais desafios enfrentados pela  administração que vem realizando um trabalho intenso para a  regularização do funcionamento do aterro sanitário. “Lançamos o consórcio com o objetivo de aprimorar o nosso atendimento e estamos  tentando reverter uma situação que encontramos totalmente irregular”,  disse o prefeito Walker Américo Oliveira. Ele enfatizou que, devido à  operação equivocada, o aterro perdeu uma plataforma e o município foi multado, sendo necesário todo um trabalho de recuperação para continuar  funcionando.
“Estamos em busca de um modelo de gestão  para adotar em Paraíso e, para isso, fizemos visitas, reuniões em Belo  Horizonte e procuramos algo que seja de acordo com a nossa realidade”, avalia o prefeito. A expectativa de acordo é que, em breve, o município e as cidades da região já estejam atuando conjuntamente na operação do aterro sanitário.
Em relação ao workshop foram programadas exposições onde serão debatidos temas ligados à formação do consórcio e a correta destinação dos resíduos. Entre os convidados para as palestras estão Alexandre Godeiro (da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental), Carlos Eduardo Silva Volpato (Universidade Federal de Lavras), Marislene Nogueira (do Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável – Insea) e Edicleusa Veloso Moreira (superintendente da Fundação Nacional de Saúde – Funasa) em Minas Gerais.

PROGRAMAÇÃO DO WORKSHOP SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS

9h - Abertura com o secretário Nacional de Saneamento, Geraldo Melo Correa
9h20 - Exposição sobre o Consórcio de Resíduos Sólidos Urbanos de São Sebastião do Paraíso feita pelo prefeito Walker Américo Oliveira
9h50 - Exposição sobre o Consórcio de Resíduos Sólidos Urbanos de Guaxupé feita pelo prefeito Jarbas Corrêa Filho
10h20 – Intervalo
10h30 - Exposição sobre Parceria Público Privado (PPP), com Flávio Faria
11h30 - Intervalo Almoço
13h - Termo de Cooperação com a Universidade Federal de Lavras (Ufla), referendando a elaboração do Plano de Saneamento e Resíduo, por Carlos Eduardo Silva Volpato e equipe.
14h20 - Exposição sobre Coleta Seletiva, por Marislene Nogueira
15h10 - Exposição sobre o papel do órgão ambiental no Licenciamento de Empreendimentos relacionados com o tratamento e destinação de Resíduos Sólidos Urbanos, por Denise Bruschi
16h - Considerações Finais feita por Edicleusa Veloso Moreira 
(Ascom Prefeitura)

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897