CURTAS

CURTAS EDIÇÕES 2209

Por: Redação | Editoria: cidades | 10/06/2018 | Visualizações: 1924

- Foto de Reprodução

EQUIPANDO
O trabalho em prol da defesa dos direitos das mulheres em São Sebastião do Paraíso ganhou reforço com o recebimento de um veiculo doado pelo Governo do Estado, nesta semana. A vice-prefeita Dilma Oliveira encabeça o movimento neste sentido e tem alcançado resultados positivos nesta área desde a época quando ainda era vereadora. Ela reafirma os compromissos dizendo que as ações terão continuidade e são permanentes. As ações são diversas  desde a criação de conselhos, desenvolvimento de políticas entre outras atividades que futuramente devem se expandir para outras cidades da região. 


CANÇÃO NOVA HD
Durante manutenção dos equipamentos nesta semana, alguns telespectadores de Paraíso conseguiram captar no canal 39 o sinal digital da TV Canção Nova em Paraíso, transmitido via Cássia.. Segundo informações a emissora já recebeu autorização da Anatel para fazer as transmissões neste sistema no município, conforme publicação recente do Diário Oficial da União. E mais ainda há expectativas de que no prazo de 60 dias o canal digital estará no ar em definitivo. Já o sinal analógico passou por manutenção e novamente já está no ar e poderá ser mantido em funcionamento até o desligamento oficial programado para 2022.


LOMBADAS
Por determinação da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transportes foram instalados redutores de velocidade na rua Pinto Ribeiro próximo ao cruzamento com a rua Geraldo Marcolini, local onde foram registrados seguidos acidentes. O mesmo ocorreu na Geraldo Marcolini sentido a Vila Santa Maria, próximo ao Bar do Padrinho, conforme sugerido pelo Jornal do Sudoeste. Infelizmente, bom número de condutores de veículos não respeita a sinalização existente. A colocação de redutores é medida que se faz necessária por conta daqueles que não têm educação para o trânsito.


INVASÃO
Meados desta semana policiais militares, civis e bombeiros abriram o portão do Palácio da Liberdade e ocuparam a área que antecede a sede do governo de Minas Gerais. Demonstra a quantas anda o desgoverno no Estado. A categoria insatisfeita tem feito reivindicações e manifestos sem, no entanto, terem sido ouvidos e muito menos atendidos. Somente deixaram o local quando oficiais de justiça chegaram com ordem judicial determinando que se retirassem . 


LIBEROU
Embora já houvessem mobilizações com pedidos de barracas, água e alimentos para permanecerem por tempo indeterminado dentro do Palácio da Liberdade, os manifestantes acabaram por deixar o local. Isto porque uma ordem judicial de reintegração de posse foi requerida pelo governo para restabelecer a ordem no local. Uma ação proposta pela Advocacia Geral do Estado (AGE) pediu a desocupação do local sob pena de R$ 50 mil por hora de descumprimento da medida. Foi o suficiente para a liberação do espaço, mais a mobilização dos descontentes continua, podendo haver novos atos.


PROPOSTA
O prefeito Walker Américo, conforme artigo publicado nesta edição do “JS”, assinado por Sebastião Tadeu Ribeiro, diz ter sugestão para colocar as finanças do INPAR em dia. Pelo que disse, irá propor a venda o Clube dos Funcionários Municipais (onde há a piscina), na rua dos Antunes, e a atual sede do Instituto, na avenida Angelo Calafiori, equina com a Praça da Abadia. Pelos seus cálculos, com R$ 150 mil reais o INPAR conseguirá construir nova sede, já que a Prefeitura, dentro de sua proposta, fornecerá o terreno para a edificação da nova sede.


ESFOLADO
Há algo de diferente no ar, em relação ao comportamento dos paraisenses quanto à Copa do Mundo que terá início dentro de três a quatro dias. Em outras copas, com bastante antecedência o “clima” era de até desmedida euforia, com ruas e fachadas de residências e estabelecimentos tomados pelo verde e amarelo. Por alegre seja o brasileiro, ao menos por enquanto, a alegria parece estar contida, e isso pode ser pelo tanto que tem sido esfolado. 


REATIVAR
Por conta da praticidade, agilidade na apresentação de resultados, e principalmente para poupar pessoas acometidas por doenças, desde casos considerados mais simples, aos mais complicados e dolorosos, de ficarem para lá e para cá, esta coluna pensa ter passado da hora da Secretaria municipal de Saúde ter restabelecido o funcionamento de alguns serviços na Unidade de Pronto Atendido – UPA, por exemplo o Raio X, bem como o laboratório de análises clínicas. Poupa tempo e economiza-se dinheiro.


PROMESSA
Quando do episódio da ação de marginais em Passos, mandando pelos ares caixas eletrônicos de agências bancárias, e balas de armamento pesado para todo quanto era canto, o deputado Carlos Melles divulgou notícia dando conta de ter solicitado, e o ministro da Defesa, Raul Belens Julgmann Pinto ter se comprometido em enviar homens da Polícia Federal para fazer levantamento e tomar providências no sentido de se identificar quadrilhas que vem assombrando moradores de municípios da região com ações violentas, nas incontáveis explosões em agências bancárias, Correios e agências lotéricas, deixando rastro de prejuízo. Já se vão meses, e não há notícia da vinda, dos prometidos por Julgmann.


AINDA EXISTE?
Ao menos por enquanto na região cessaram as explosões de caixas eletrônicos, mas estão tocando fogo em veículos, principalmente os de transporte coletivo. Como a intranquilidade continua, de certo ponto até mais acentuada, continuará sendo bem vinda a presença de alguém que ajude a dar ideia que, por incrível possa parecer, ainda existe governo neste país.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897