CORRIDA

Corredores paraisenses participam de Maratona Internacional de Floripa e superam expectativas

Por: João Oliveira | Editoria: esporte | 12/06/2018 | Visualizações: 1728

- Foto de Reprodução

A Marota Internacional de Floripa (Florianópolis), que reuniu mais de 12 mil candidatos, realizada em Santa Catarina no último final de semana, rendeu a 34 corredores paraisenses bons resultados diante dos desafios enfrentados nesta que é uma das principais disputas no calendário nacional da categoria. Além do vento que dificultou a realização das provas, os atletas ainda tiveram que enfrentar um percurso de subida, mas que não impediu que os resultados surpreendessem, entre eles a do pioneiro em corrida de rua em São Sebastião do Paraíso, Sebastião de Souza Naves, que aos 65 anos foi o primeiro colocado em sua categoria no percurso de 42 KM.
As dificuldades antecederam à realização da prova, conforme conta o presidente da Associação de Corredores de Rua de São Sebastião do Paraíso (Acorp), Daniel Naves, que relata que os atletas tiveram que realizar uma viagem bem cansativa até São Paulo, capital, na quinta-feira a noite, onde embarcaram em um voo para Florianópolis (SC). "Foi uma viagem bem estudada por todos os participantes paraisen-ses. Eu, por exemplo, consegui vários patrocínios para conseguir participar dessa prova, senão não seria possível, devido ao valor alto da viagem e da inscrição, mas os empresários da cidade ajudaram muito e tenho muito a agradecer a eles", destaca.
A rotina de treinamento até a realização do evento também foi pesada. Conforme conta Naves, foram aproximadamente seis meses, com treinamento principalmente na madrugada, aos sábados, nas imediações do Fórum, que se iniciavam entre as 4h30 e 5h. "Todos que participaram faziam esses treinos longos, de 30 a 34 quilômetros, e durante a semana corríamos no Campão. A preparação foi muito difícil, muito dura, porque 42 quilômetros não é qualquer um que consegue correr, precisa-se de muita dedicação e tempo para descanso, que infelizmente não tivemos por causa da vida profissional. Porém, fomos recompensados pelos resultados", ressalta o atleta.
Na prova mais puxada, de 42 quilômetros correram o atletas Sebastião de Souza Naves, que foi o primeiro colocando em sua categoria e fez um tempo de 3:43:18. Daniel Duarte Naves fez um tempo de 2:41:49, ficando em 16º no quadro geral. Renato Peres, que fez um tempo de 2:49:49 e ficou no 25º lugar no quadro geral (o atleta se prepara para correr em setembro, na Maratona de Berlim). "Também participaram os atletas Reginaldo, Lauro Freitas, Rafael, Itamar e o Dito.  Todos foram muito bem em uma prova que tinha pelo menos 12 mil inscritos", destaca o presidente da Acorp. 
Já na prova de 21 quilômetros, a atletas Patrícia Nepomuceno Resende Bronzati foi a segunda colocada em sua categoria. "Os demais atletas, entre eles Emerson Tinoco da Silveira,  Rodrigo Giacchero, Alecsandro Ferreira dos Santos, a Tatiana Aparecida da Silva, Cristiane Barbosa dos Santos, Michele Cristina Silva, Gabriela Zagui e Luizinho Zagui; e na categoria 7 quilômetros Marcelino Antônio Martins, o Luan Bronzati, Natália Aparecida Xavier Bernardes, todos fizeram boas provas", conta.
"Também participaram os atletas Reginaldo Tavares dos Santos, Lauro Freitas, Jadson Rafael Silvestre, Itamar José dos Santos e o Benedito Lopes de Miranda Neto. Todos foram muito bem em uma prova que tinha pelo menos 12 mil inscritos", destaca o presidente da Acorp.
Daniel comenta que o resultado foi belíssimo e que é preciso um olhar do poder público para a categoria de corredores de rua, a fim de contribuir para a participação dos atletas em eventos tão grandiosos quanto este que eles participaram. "Agradecemos a todas as empresas que nos possibilitaram irmos a esta Maratona. Nosso próximo compromisso é na meia-maratona em Ribeirão Preto, em agosto. Mas antes, em julho, do dia 22, teremos a 31º Corrida de São João aqui em São Sebastião do Paraíso, que está sendo organizada pela Acorp em parceria com a Prefeitura. Temos que parabenizar a todos os participantes, que fizeram provas lindas, cada um na sua modalidade, uma prova que foi muito dura, muito difícil, mas que foram superadas", acrescenta.
Daniel destaca ainda todo o apoio que teve, entre eles a do fisioterapeuta Lauro Freitas. "Ele me colocou para correr após algumas lesões que tive, o Lauro, além de ser meu fisioterapeuta, é meu patrocinador e um grande parceiro; tenho muito a agradecer a ele e a todas as pessoas envolvidas e, também, ao meu pai, nosso herói, que mais uma vez, aos 65 anos, superou as expectativas, participando da sua terceira maratona, sendo primeiro em sua categoria, provavelmente será o líder no ranking nacional de maratonas em sua idade - resultado sai em novembro", completa.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897