APP

Aplicativo Alerta MG auxilia mulheres em situação de risco

Por: Roberto Nogueira | Editoria: acidente | 08/06/2018 | Visualizações: 757

- Foto de Reprodução

O Governo de Minas Gerais também lançou nesta semana, em Belo Horizonte, o aplicativo Alerta MG, ferramenta para fiscalizar o cumprimento de medidas protetivas e reforçar ações de segurança voltadas para as mulheres mineiras. A vice-prefeita de São Sebastião do Paraíso, Dilma Oliveira participou do evento e destacou a importância de mais estes recursos em defesa das mulheres
Durante a solenidade o governador Fernando Pimentel enfatizou a importância de divulgar o serviço que passa a ser prestado pelo Estado com o uso do aplicativo Alerta MG. “Ele coloca a tecnologia a serviço da proteção das mulheres, do combate à violência contra a mulher. O aplicativo é muito fácil e qualquer mulher pode usar para se sentir mais segura. Nós devemos divulgá-lo. É uma conquista tecnológica que está agregando ao nosso trabalho”, destacou Fernando Pimentel.
A vice-prefeita lamentou que houve redução na estrutura do Governo Federal nas ações em defesa das mulheres com a extinção  do Ministério das Mulheres. “Todo aquele trabalho antes existente acabou sendo reduzido. Minas deu continuidade a este trabalho temos diversos órgãos em ação atuando neste sentido”, avalia.  Ela ressaltou que tanto Paraíso como o Estado estão à frente de vários outros municípios e Estados neste sentido.
Quanto ao aplicativo Dilma afirma que já está utilizando. “É muito fácil, basta apenas baixá-lo do site da Polícia Civil e fazer o cadastramento. Com isso a mulher que for vítima de ameaça ou de agressão estará a um toque para poder denunciar a situação sofrida. “Faremos aqui em Paraíso um evento para divulgar mais esta ferramenta. Hoje o celular é acessível a todas as pessoas e pretendemos atingir o maior número de pessoas, principalmente as mulheres e é mais um trabalho que permanece e deverá ter continuidade dentro desta proposta que temos trabalhado nos últimos tempos em nossa cidade”, finaliza.

 

AGILIDADE E SEGURANÇA
O Alerta MG permitirá, por exemplo, que possíveis vítimas de violência procurem socorro rápido e seguro. A ferramenta possibilita a criação de uma rede privada de contatos para que a usuária possa, com apenas um clique, acionar as pessoas que ela mesma cadastrou quando vivenciar qualquer situação de risco ou perigo. O aplicativo envia um SMS para todos os contatos pré-indicados, anexando a localização georeferenciada e eventual texto redigido pela usuária.
Uma outra função, disponível para algumas mulheres cadastradas pela Polícia Civil de Minas Gerais de acordo com alguns critérios previamente definidos, habilita um acionamento emergencial, possibilitando a geração de um alerta em uma central de monitoramento com o imediato deslocamento das forças de segurança para o atendimento. A central acompanhará em tempo real o deslocamento da vítima e manterá contato com a equipe que foi direcionada para atualizar as informações. Esta função estará, neste momento, disponível para a capital, e depois será ampliada para o interior.
O aplicativo foi desenvolvido com a expertise da Polícia Civil, sendo necessária apenas a aquisição de equipamentos para testes e implementação do projeto piloto, o que demandou investimento de cerca de R$ 45 mil, oriundos de emenda parlamentar.
O aplicativo está preparado para receber novas funcionalidades, visando o amplo atendimento, orientação e proteção a mulher. Todos os usuários poderão encontrar a lista dos locais de funcionamento de serviços públicos ou de interesse público voltados à proteção e orientação à mulher. As informações também irão auxiliar no diagnóstico dos fatores que circundam estes crimes, fomentando, assim, as ações preventivas e políticas públicas adequadas.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897