CURTAS

CURTAS EDIÇÕES 2210

Por: Redação | Editoria: cidades | 13/06/2018 | Visualizações: 3640

- Foto de Reprodução

DEFINIDO
O deputado federal Carlos Melles definiu um posicionamento e vai mesmo concorrer a reeleição para o cargo de deputado federal nas eleições de outubro. A princípio surgiram várias outras cogitações de que ele poderia concorrer ao Senado e até mesmo se disponibilizar a ser vice numa composição partidária. Muita coisa mudou com a decisão de Antônio Anastasia que aceitou até então concorrer ao Governo de Minas. Com estas definições as situações de outros pré-candidatos de Paraíso e região também vão sendo acertadas. Mas até a data das convenções ainda haverá algumas surpresas entre aqueles que pretendem colocar seus nomes para a apreciação do eleitorado.


APOIADO
Melles divulgou neste início de semana que recebeu o apoio à sua pré-candidatura de lideranças de mais de 20 municípios do Triângulo Mineiro e do Alto Paranaíba. A expectativa é de que com a somatória dos votos além do Sul e Sudoeste Mineiro o reconduza a mais um mandato parlamentar.


CONGRESSO MINEIRO
Em sua 35ª edição o congresso contará com público composto por prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, agentes públicos, imprensa e sociedade, em um espaço de discussão, troca de informações e aprendizado. O evento terá como tema “Cidades: é aqui que eu vivo! O município é de todos”, enfatizando a importância da gestão municipal para o cidadão e apresentando aos gestores, parlamentares, servidores públicos e sociedade as melhores ferramentas e caminhos a seguir na gestão de uma administração eficaz. O evento será realizado no Mineirão.


PARTICIPAÇÃO 
O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Walker Américo Oliveira que também é um dos diretores regionais da Associação Mineira dos Municípios terá participação especial na abertura do 35º Congresso Mineiro dos Municípios. O evento acontecerá entre os dias 19 e 20 de junho no Mineirão. No segundo dia do evento, na Sala Argentina, será realizado o I Seminário de Cooperação Municipal no Território Regional de Saúde AMM e Cosems.  Walkinho seráo responsável pela abertura e fará exposição sobre a realidade de Paraíso dos municípios em relação ao setor, juntamente com o presidente do Conselho, Eduardo Luiz da Silva e com o prefeito de Uberaba, Paulo Piau.


WORKSHOP
Acontece em Paraíso nesta quinta-feira,14,  no Teatro Municipal, Workshop sobre resíduos sólidos urbanos. Vários convidados estarão expondo suas propostas e projetos para um problema comum entre os municípios sobre o que fazer com os rejeitos que são produzidos em nossas casas. Para quem pensa no futuro é o momento de debater ideias, para quem é pró-ativo é a hora de apresentar soluções. O assunto merece um olhar atencioso de todos, pois, mais do que uma questão de saúde, de meio ambiente e qualidade devida é uma questão que merece ter um olhar e tratamento especial de todos os cidadãos.


ESCOLA
A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso está anunciando para os próximos dias a divulgação da abertura do processo de licitação para o término das obras de construção da Escola Municipal José Carlos Maldi. O projeto foi iniciado há quase oito anos, ainda na gestão do ex-prefeito Mauro Lúcio da Cunha Zanin. Na gestão passada do então prefeito Reminho, por vezes se falou em retomar a obra, mas ficou apenas no discurso.  Walkinho que terá a oportunidade de concluir a construção. 


CRECHES
Com a informação que há demanda reprimida de pelo menos 318 vagas, vereadores cobram da prefeitura a construção de três creches em Paraíso, lembrando que verba para esta finalidade já existe. Ressaltaram a qualidade do ensino no município, mas foram enfáticos na cobrança.


SAGA
Quem achava que a implantação da Unidade de Atendimento Integrado (UAI) do Governo de Minas, em São Sebastião do Paraíso, há menos de um ano fosse resolver os problemas a que o cidadão e o trabalhador sempre reclamam equivocou-se. Desde então as queixas antes existentes da época do Posto de Serviços Integrados Urbanos (PSIU) em relação a emissão de carteira de trabalho, da emissão do documento de identidade continuam uma lástima. O vereador Luiz de Paula disse que tem acompanhado a saga de quem precisa de alguns destes atendimentos e enfrenta dificuldades, principalmente quando um funcionário entra em férias e não há quem substitua ou coisa do gênero. É o tipo da coisa boa para inglês ver, funciona na teoria, mas na pratica é bem outra coisa.


DEBAIXO DAS ASAS
Por conta de projetos que foram arquivados na semana passada, chegou ao ouvido de vereadores que “um nobre colega” teria dito pela cidade que haveria um grupo de edis que estaria “travando” o prefeito Walkinho. O assunto motivou protesto pelo vereador Vinício Scarano. “Eu, porém, já vejo o contrário, porque a função é fiscalizar as contas e as ações do Município e legislar. Se todo parlamentar fizesse isso com eficiência, produtividade, impessoalidade, moralidade e publicidade, não estaríamos passando pelo caos que estamos passando. É muito fácil ficar aqui, debaixo das asas de qualquer um, para trocar favores.


CONSELHO DE ÉTICA
O presidente Marcelo Morais comunicou aos pares que se a pessoa que fez a afirmativa confirmar, questão no Plenário da Casa ou, se ficar a afirmação comprovada de alguma outra maneira, ele entrará com uma representação contra o autor das supostas acusações no Conselho de Ética da Câmara, por quebra de decoro parlamentar, conforme previsto no regimento interno da Casa.


VOTO IMPRESSO
O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu a necessidade de impressão do voto, conforme previa trecho da minirreforma eleitoral – promovida pela Lei 13.488/2017. Por oito votos a dois, os ministros da Corte concederam o pedido de liminar apresentado pela da Procuradoria-Geral da República (PGR), na tarde de quarta-feira, 6 de junho. A justificativa para decisão provisória foi de que o dispositivo coloca em risco o sigilo e a liberdade do voto, contrariando a Constituição Federal.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897