CIDADES

Cidades comemoram aniversário com intensa programação festiva

Por: Roberto Nogueira | Editoria: cidades | 24/06/2018 | Visualizações: 2609

- Foto de Reprodução

Três cidades da região estão em festa e comemoram com bastante intensidade e programação festiva, enfatizando os valores culturais e religiosos as datas de seus aniversários de emancipação política e administrativa. Neste domingo, dia 24 de junho Itamogi celebra 146 anos e Arceburgo 125 anos e já estão realizando festejos em louvor ao padroeiro São João. Já no dia 26, é a vez de Monte Santo de Minas que alcança 198 anos, com atividades que começam neste fim de semana, com várias atrações.
A Festa de São João Batista é uma das mais tradicionais de Itamogi e celebra o Padroeiro da cidade. O evento teve início na quarta-feira, 20, e prossegue até este domingo,24. A parte religiosa tem sido bastante prestigiada com celebrações diárias seguida da parte festiva com quermesse. A animação fica por conta de duplas da região. No dia 20, o show foi de João Marcos e Marcelo. No dia 21 a apresentação foi de Maurício e Xavier e ontem dia 22 teve Mateus Ferraz e Alex e Banda. A programação de shows dos dois últimos dias prevê as participações de Márcio e Murilo, neste sábado, 23 e o encerramento com Guido e Germano, no domingo, 24. 
Ainda no domingo acontece a 6ª edição da Queima do Alho no Parque de Exposições (Expoita). Às 8 horas haverá inauguração da revitalização do trecho da estrada do Tapir e às 9 horas na estrada do Joia. Às 10 horas será a inauguração da sede da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, que funcionará dentro do Parque de Exposições. Às 10h30 será inaugurado o Centro de Especialidades Médicas "Dita Padeira", no bairro Vale do Sol.
A partir das 12h30 começarão as atividades na Praça São João Batista. No local as crianças terão à disposição brinquedos infláveis, como escorregadores, pula pula, e piscina de bolinha. A abertura das atrações, será da Banda Maestro Nino Delicatti, sob a regência da professora Larissa Andreia de Oliveira Altran. Às 13 horas, terá apresentação dos alunos da E.E. José Soares de Araújo e em seguida, será a vez da E.E. de Itamogi.
O Grupo Feliz Idade dançará a tradicional quadrilha, a partir das 14 horas. Às 14h30 haverá as apresentações da Escola Salvina Francisca Dias, Escola Gelcyra Xavier de Oliveira, Escola Lucimar Medeiros Vieira, Escola Mailon Furtado de Medeiros, E.M. de Educação Especial Elisa Lana Minto e CMEI Cleofe Guerra. Às 16h30 será a vez das crianças do CMEI Arisia Fortuna. A última atração começará às 17 horas, com apresentações musicais de Luana Teixeira, Alice e Alana, acompanhadas pelo professor Fernando Pariz, no violão, terminando com a dupla Edmilson e Adriano.


ARCEBURGO
A tradicional Queima do Alho também foi uma das atrações das comemorações do aniversário de Arceburgo. O evento foi realizado com grande sucesso no último sábado, 16, ao lado do Ginásio Poliesportivo. No domingo, 17, também ocorreu a cavalgada da esta de São João que reuniu comitivas de toda a região. 
As atividades continuam até este domingo com várias atividades como festa nas barracas. Haverá comidas típicas, fogueira, fogos, parque de diversões, programação religiosa e cultural, além do arraiá. Também acontece o 32º Salão de Artes Plásticas e o 8º Arraiá do Nanando que em 2018 pretende bater o recorde de mais de 290 pares dançando quadrilha alcançada no ano passado. Outro evento bastante aguardado é a Sessão Magna promovido pelo Instituto Histórico de Arceburgo que homenageia pessoas com 80, 90 e 100 anos. Também é celebrada memória aos falecidos entre maio de 2017 e 2018. Ainda é feita homenagem ao fundador da cidade Coronel Cândido de Souza Oliveira. 
O encerramento será neste domingo. A tarde acontecerá leilão de gado e à noite show pirotécnico. Em 30 de agosto serão realizados os festejos de emancipação político administrativo com desfile das escolas e realização do evento Arceburgo Recebe Região da Amog, com várias atrações artísticas e culturais da região.


MONTE SANTO DE MINAS
Os montessantenses também estão em festa e comemorando mais um aniversário da cidade. A cerimônia de abertura ocorre no sábado, 23, a partir das 16 horas, com a presença da Banda Marcial.  Também estão programadas apresentações culturais com músicas, bandas, grupos folclóricos, batucada da Escola de Samba Unidos do Boas Novas e  DJ som mecânico. A grande atração da noite será o show Lendas com Milionário e Marciano.
No domingo, 24, a partir das 9 horas haverá desfile cívico das escolas municipais, estaduais e particulares. Também haverá exibição das fanfarras locais e regionais, Banda Marcial, Tiro de Guerra, Exposição de Carros Antigos. A cidade será sede do evento Monte Santo recebe Região AMOG, com apresentações culturais, música, bandas, danças além de apresentações de Grupos Folclóricos e Batucada da Escola de Samba do Braz. 
Na segunda-feira, 26, a partir das 19 horas ocorrerão apresentações artísticas das escolas locais. Também acontecerão apresentações de danças e batucada com a bateria da Escola de Samba do Belém, além de DJ e som mecânicos. No dia 26, feriado dia da cidade quando Monte Santo comemora 198 anos a partir das 14 horas, além de danças, apresentação de bandas a atração será a batucada da Escola de Samba do Anastácia, que fechará os festejos.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897