CILINDROS

Município substitui cilindros de oxigênio

Por: Roberto Nogueira | Editoria: saude | 20/06/2018 | Visualizações: 141

Equipamentos estão sendo substituídos para melhorar atendimento aos usuários - Foto de Denis Menezes

Desde o início de junho o Município de São Sebastião do Paraíso iniciou com cerca de 50 pacientes a substituição dos cilindros de oxigênio por um aparelho concentrador. Nos dias 16 e 17 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma palestra no teatro com usuários, médicos e agentes de saúde com a Air Liquide, empresa vencedora da licitação e que fornecerá os equipamentos de oxigenoterapia.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Wandilson Bícego, a medida beneficiará primeiramente os usuários que fazem uso contínuo do oxigênio. “A mudança será de forma gradativa até que todos estejam com o novo equipamento”, afirma. 
A representante da empresa Air Liquide, Jéssica Mitidieri, esclareceu dúvidas e explicou aos presentes como funciona o concentrador e a maneira adequada dos pacientes fazerem a manutenção e a limpeza.
O novo equipamento adquirido pela Prefeitura foi concebido para fornecer oxigênio suplementar a pessoas que necessitem deste tipo de terapia. Ele vem com rodinhas que facilitam o transporte, tem design compacto e ocupa menos espaço (não chama tanta atenção). Também não necessita de troca dos filtros e possui plataforma para garrafa umidificadora para maior flexibilidade. O aparelho produz oxigênio concentrado a partir do ar ambiente com baixo consumo de energia.
Mesmo com a substituição, a Secretaria de Saúde vai manter um cilindro reserva na residência de cada usuário para casos de transporte de um local a outro, falta de energia ou falhas no equipamento. Cada paciente terá direito até duas trocas por mês. A empresa Air Liquide também disponibilizará um telefone 0800 para esclarecimentos de dúvidas, pedidos de manutenção ou envio de peças.


ENERGIA
Segundo informou Jaqueline Aparecida Silva Queiroz, da Ouvidoria Municipal de Saúde, as famílias dos pacientes que terão os cilindros substituídos passaram por treinamento e foram orientadas a procurar o serviço social da Prefeitura para fazerem o Cadastro Único dos programas sociais do Governo Federal (CadÚnico). Ele é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda permitindo, por exemplo, a concessão dos benefícios do cartão Bolsa Família, do Minha Casa Minha Vida e a Tarifa Social de água e energia elétrica, permitindo uma conta de luz mais barata aos pacientes que utilizam o concentrador.  

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897