MARINGÁ

Artista paraisense Reynaldo Costa morre em Maringá

Por: Roberto Nogueira | Editoria: cidades | 27/06/2018 | Visualizações: 2141

Corpo do paraisense foi cremado em Maringá cidade onde ele viveu maior parte de sua vida - Foto de Reprodução

O corpo do paraisense Reynaldo Costa, de 82 anos, foi cremado no final da manhã de terça-feira,26, em Maringá (PR). Ele faleceu na segunda-feira,25, depois de uma luta intensa de vários meses contra um câncer. Designer e artista plástico ele deixou sua terra natal São Sebastião do Paraíso, junto com a família, na década de 50 quando tinha 15 anos. Na cidade onde morava se tornou pessoa de destaque e respeitada na comunidade, principalmente por seus trabalhos e dedicação a cultura.
Reynaldo chegou a Maringá nos anos 50 junto com os pais, Alfredo e Dolores e onze irmãos. Ele trabalhou em uma gráfica da cidade, onde ficou até 1977, ano em que iniciou como gráfico na Cooperativa Agroindustrial de Maringá. Tempos depois passou a coordenar o acervo histórico da cooperativa. Desenhista gráfico e estudioso da arte heráldica, relativa à criação de brasões, Reynaldo Costa amava o que fazia. Entre seus inúmeros trabalhos consta a criação do brasão e da bandeira do município de Maringá.
Até o início de 2018, mesmo tendo se aposentado há muitos anos, Reynaldo fazia questão de continuar na Cocamar, movido por uma paixão: a organização do Acervo Histórico da Cooperativa. O velório começou a partir das 17 horas da segunda-feira, 25, no Salão da Associação Cocamar, em Maringá. A cremação foi agendada para ocorrer a partir das 11 horas de terça-feira, no Crematório Ângelus, no Cemitério Parque, em Maringá.
Além de Reynaldo, outro paraisense que deixou a cidade natal e transferiu-se para Maringá e tornou-se cidadão ilustre daquela cidade é Ary de Lima. Eles chegaram à cidade do interior paranaense quando Maringá ainda era distrito de Mandaguari e estava prestes a se tornar município. Ary, também falecido foi o autor do Hino à Maringá. Professor, escritor, jornalista, foi deputado federal. É o autor da letra do Hino a São Sebastião do Paraíso.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897