SAÚDE ANIMAL

Perda de peso em cães e gatos

Por: Rogério Calçado Martins | Editoria: saude | 23/06/2018 | Visualizações: 23

- Foto de Reprodução

A perda de peso ocorre pela redução da hidratação e/ou secundariamente pelo equilíbrio energético negativo.
A perda de peso causada pela desidratação ocorre rapidamente (dentro de horas ou dias), sendo considerada significativa quando exceder 3 a 5% do peso corporal normal e mais prontamente em animais que não podem conservar normalmente líquidos, como por exemplo animais com insuficiência renal, queimaduras e ferimentos extensos. 
Já a perda de peso decorrente de equilíbrio energético negativo ocorre lentamente, ao longo de dias, semanas ou meses. Isso pode ser decorrente de anorexia (falta total de ingestão de alimento), hiporexia (diminuição da ingestão de alimentos), fornecimento de ração de baixa qualidade. Também pode ocorrer devido ao aumento do uso de energia ou perda dessa energia, como por exemplo em gestações, atividades físicas exageradas, lactação, crescimento. A perda de peso torna-se significativa quando exceder 10% do peso corporal normal (5% em filhotinhos).
responsável deve ficar atento sobre o acesso de seu animalzinho à ração e água, assim como nas frequências e estado das micções e defecações. Várias causas patológicas (doenças) podem estar envolvidas com a perda de peso e devem ser investigadas clínica, física e laboratorialmente. São alguns exemplos: insuficiência renal, diabetes, doenças do fígado e do pâncreas, doenças gastrointestinais, problemas na tireóide, tumores, viroses, doenças bacterianas e etc..
O tratamento consiste em achar a causa e corrigir os distúrbios hídricos, eletrolíticos e energéticos, assim como avaliar se o animal está tendo um suporte alimentar em concordância com seu estilo de vida.
Mudanças diárias no peso são um bom indicador, sendo importante para a monitoração de problemas de peso em cães e gatos. 


*ROGÉRIO CALÇADO MARTINS – médico-veterinário – CRMV/MG 5492
*Especialista em Clínica e Cirurgia Geral de Pequenos Animais (Pós-graduação “lato sensu”)
*Membro da ANCLIVEPA (Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais)
*Consultor Técnico do Site  www.saude animal.com.br
*Proprietário da Clínica Veterinária VETERICÃO (São Sebastião do Paraíso/MG)

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897