Saúde Animal

ESTABELECIMENTOS VETERINÁRIOS

Por: Rogério Calçado Martins | Editoria: cidades | 29/03/2017 | Visualizações: 135

-

Baseado em normas técnicas dentro da legislação, as instalações de estabelecimentos veterinários têm exigências mínimas para o bom atendimento de animais de companhia.
Estes são todos e quaisquer locais que desenvolvem alguma atividade que faça uso de animais vivos.
1). Consultórios veterinários: são estabelecimentos nos quais os médicos-veterinários podem efetuar apenas consultas, apresentar o diagnóstico e indicar o tratamento. A eles estão vetadas internações e intervenções cirúrgicas, as quais devem ser realizadas em locais devidamente apropriados.
2). Clínica veterinária: neste local, além do atendimento de praxe, pode ser realizado o ato cirúrgico e eventuais internações. Funciona em horário restrito, preestabelecido pelo médico-veterinário responsável técnico.
3). Hospital veterinário: este estabelecimento tem, basicamente, as mesmas características da clínica. A diferença está no atendimento, já que em um hospital deve haver um médico-veterinário de plantão pronto para o atendimento, 24 horas por dia.
4). Maternidade veterinária: é destinada ao atendimento de fêmeas prenhes ou paridas, para tratamento pré e pós-natal e realização de partos. No Brasil ainda não há um serviço assim especificado e normalmente são realizados em clínicas ou em hospitais veterinários.
5). Ambulatório veterinário: é a dependência de estabelecimento industrial, comercial, de recreação (ex.: circos, clubes, etc) ou de ensino e pesquisa (ex.: universidades), nos quais são atendidos os animais pertencentes ao mesmo ou sob sua guarda, para exames clínicos, curativos e pequenas cirurgias. Neste caso, o ambulatório deve ter um médico-veterinário próprio local, e não necessitar dos serviços de profissional externo, porém, em casos de cirurgias mais graves ou complicadas, este pode ser solicitado. 
6). Serviço veterinário: Exerce as mesmas atividades do ambulatório, porém só atende os animais pertencentes ao proprietário, não atendendo os de outros sob sua guarda, como ocorre no ambulatório.
7). Escola para cães: Local onde são recebidos e mantidos cães para adestramento. 
8). Pensão para animais: Estabelecimento voltado para a estadia e hospedagem de animais.
9). Canil e Gatil  de criação: Estabelecimento onde se criam caninos e felinos, respectivamente, visando o comércio.
10). Pet Shop: É a loja destinada ao comércio de animais e de produtos de uso veterinário (exceto medicamentos), drogas e outros fármacos. Também é onde pode-se praticar tosa e banho em animais de estimação.
11). Drogaria veterinária: Estabelecimento onde são comercializados medicamentos, drogas e outros produtos farmacêuticos de uso veterinário.
12). Laboratório veterinário: É onde se realiza análises clínicas ou de diagnóstico referente à veterinária.
13). Salão de Banho e Tosa: Local destinado à prática de banho, tosa e penteado de animais domésticos.
Portanto, há sempre uma regulamentação para o exercício da atividade de médico-veterinário, assim como o local onde esse vai utilizar seus conhecimentos e sua prática médica. Não é de qualquer maneira e em qualquer lugar que se pode submeter um animal à um ato cirúrgico ou à um atendimento clínico. É necessário o mínimo de estrutura e higiene para que não haja prejuízo para a vida do paciente.
Com isso, você que é proprietário de um animalzinho deve investigar com cuidado o local que você escolheu para realizar o acompanhamento clínico, estético e porventura algum ato cirúrgico em seu bichinho. Esse local deve acompanhar as normas técnicas, já que é impossível realizar qualquer ato médico se o local for inapropriado, colocando em risco a vida do paciente. E por último, em qualquer desses estabelecimentos deve sempre haver um médico-veterinário responsável técnico atuante, ou seja, um profissional consciente que observe, fiscalize e que faça valer com dignidade e ética a sua condição de médico.

 

*ROGÉRIO CALÇADO MARTINS
– médico-veterinário – CRMV/MG 5492
*Especialista em Clínica e Cirurgia Geral de Pequenos Animais (Pós-graduação “lato sensu”)
*Membro da ANCLIVEPA (Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais)
*Consultor Técnico do Site  www.saude animal.com.br
*Proprietário da Clínica Veterinária VETERICÃO (São Sebastião do Paraíso/MG)

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897