JIU JITSU

Bianca Siqueira disputará Mundial de Jiu Jtsu em São Paulo

Por: Roberto Nogueira | Editoria: esporte | 03/07/2018 | Visualizações: 7265

Lutadora de jiu jitsu Bianca Siqueira é uma das representantes de Paraíso no mundial  - Foto de Reprodução

A pequena lutadora paraisense de Jiu Jitsu, Bianca Siqueira de apenas 12 anos, embarcará nesta quinta-feira (5/7), para São Paulo onde participará do Campeonato Mundial da Categoria. Depois de intensas semanas de treinos e preparação ela segue cheia de expectativas de que poderá realizar uma boa competição e conquistar troféus e medalhas. “A preparação foi muito forte, sei que vou enfrentar adversárias de alto nível, mas estou pronta para fazer e bem a minha parte”, diz ela, bastante determinada. 
Quem observa de perto a pequena Bianca e não a conhece diante do tatame acaba se surpreendendo com a sua capacidade, sua garra e determinação em lutar. “Tudo começou há dois anos e meio quando acompanhava meus pais na academia”, conta. Na época ela gostava de jogar futebol, mas acabou descobrindo um esporte em que tornou-se sua verdadeira paixão, o jiu jitsu. “No começo foi uma grande surpresa ter feito esta descoberta, gostei e continuo praticando até hoje”, conta.
Depois que ela ingressou no esporte vieram diversas competições e Bianca passou a se destacar. Dedicada nos treinamentos, logo veio a recompensa nas disputas realizadas com as conquistas de troféus e medalhas. “Tenho participado de diversas competições difíceis, mas está valendo”, relata. Os vários campeonatos que têm disputado também estão servindo como preparação para o mundial no fim de semana. “Participei de algumas lutas até mesmo lesionada, mas é porque eu gosto de competir e não era algo que fosse me prejudicar”, descreve. 
Quando decidiu trocar o futebol pelo jiu jitsu Bianca Siqueira disse que a princípio foi um choque para seus amigos. “Alguns criticaram a decisão, outros amigos me apoiaram e eu continuo praticando”, diz. Ela explica que para quem não conhece a luta, pode parecer algo violento, mas não é. “Trata-se de uma atividade, que são movimentos de defesa pessoal, não tem nada demais”, define.  
Bianca Siqueira bem à vontade para a prática do esporte porque em casa ela tem também nos pais outros dois lutadores. “No começo eu fui com eles para a academia e consegui me desenvolver bem”, conta. Atualmente ela se dedica bem mais que eles na prática do jiu jtsu. “Quando não estou na escola, estou treinando, ajudo nas aulas da academia e também participo de projetos sociais como ocorre no projeto que é realizado no bairro João XXIII”, acrescenta.

 

Mundial
A cada dia que passa, o Mundial de Jiu-Jitsu da IBJJF em 2018 se torna mais próximo. Está tudo pronto para os melhores atletas ficarem frente a frente na maior competição da arte suave no mundo. Para os faixas-pretas na divisão de adultos, cereja do bolo no torneio, as disputas começam apenas no sábado, mas as chaves de todas as categorias foram devidamente riscadas, e agora o caminho até a glória do ouro mundial já pode ser planejado. Alguns competidores esperam a listagem para ditar seus movimentos, como a administração da primeira luta, jogar para render nas chaves que por vezes contam com mais de cinco lutas, ou até para estudar com a equipe a melhor estratégia para vencer aquele adversário de jogo indigesto.
Para este mundial Bianca afirma que está preparada para grandes desafios. A competição será nos dias 5,6, 7 e 8 de julho, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. “Sei que além de outras lutadoras brasileiras, também haverá uma americana e outras duas fortíssimas competidoras brasileiras que terá de enfrentar”, explica. Como fonte de inspiração ela relembra a disputa do 1º Mundial Interclubes que disputou em setembro de 2017 esagrou-se campeã. “Espero poder repetir este resultado e agora ser campeã desta Copa do Mundo de Jiu Jstsu”, relata.
Em seguida após esta competição Bianca já tem em sua agenda a disputa da Copa do Mundo em Nova Serrana (MG). No ano passado ela tornou-se campeã de sua categoria, nesta disputa. Na sequência ela disse que participará de outra disputa que é o Campeonato Brasileiro, marcado para ocorrer a partir de 13 de setembro, em Passos.
Não fosse o apoio dos pais para participar das principais competições que tem disputado Bianca acredita que não iria longe. “Eles são meus apoiadores sempre”, agradece. Agora para participar da Copa em São Paulo ela está tendo o apoio de várias empresas e empresários da cidade. “Felizmente o João Roberto da Polidrogas, o Darcinho da Cantieri, o Curtume Tigrão, a Dilma Oliveira estão me ajudando. Agradeço também as pessoas que adquiriram a rifa para me apoiar” relata. Em outras oportunidades ela ficou de fora de várias competições justamente por não ter tido o apoio, mas agora, com as participações e os resultados alcançados várias portas estão se abrindo para que a pequena Bianca alcance cada vez mais o caminho do sucesso.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897