COPA DO MUNDO

Projeto pioneiro faz alusão à Copa do Mundo em escola pública de Paraíso

Por: Redação | Editoria: esporte | 30/06/2018 | Visualizações: 792

Alunos participam do lançamento do álbum sobre a Copa na Rússia - Foto de Reprodução

Por Wanderson Cleiton  


Em clima de Copa do Mundo, estudantes fizeram a bola da criatividade rolar nas dependências da Escola Municipal Ibrantina Amaral, em São Sebastião do Paraíso, durante a solenidade que marcou o início do projeto denominado de “Brincando também se aprende”, que além de ser um divertimento motivacional entre a garotada, tem como objetivo pedagógico alinhar uma série de coisas, entre elas, a conscientização da importância das práticas esportivas, a responsabilidade na realização das tarefas escolas, a interatividade e o respeito entre os colegas, às atitudes cidadãs e principalmente o ensino-aprendizagem através das ferramentas lúdicas. 
A iniciativa envolve todos os alunos da instituição, que somam mais de 500, com idades variadas entre 5 e 14 anos, o que corresponde ao ensino infantil e fundamental. A diretora da unidade, Elisângela Marques Rabelo, contou que essa é a primeira vez que a escola realiza um evento envolvendo a temática futebol aliada a pratica de ensino. “Temos várias atividades que abraçam todas as modalidades esportivas que ocorrem durante todo o ano. Mas, devido ao período do mundial de futebol, esse projeto ganhou força e vida, uma grande ideia da professora Rosangela Gonçalves, que desde o iniciou demonstrou um grande potencial de sucesso entre nossas crianças e um leque de possibilidades pedagógicas que tende a trazer a vivencia desta paixão nacional com as ações positivas dentro da sala de aula”. 
Como base do projeto, a escola confeccionou um lindo álbum de figurinhas para todos os alunos, mas o interessante é que as figurinhas autocolantes trazem como protagonistas não os jogadores da CBF, mas os próprios alunos, que vivenciam uma euforia imensurável.  
De acordo com a diretora, o álbum tende a se completar até o final do ano letivo, pois cada ação positiva e o desempenho pedagógico do aluno é o fator determinante para que o mesmo seja merecedor de receber um pacotinho com novas figurinhas e desta forma, vai completando seu álbum.       
Para a professora de matemática, Rosângela Gonçalves, a temática Copa do Mundo não se resume apenas à prática futebolística, mas também a pesquisa em sala de aula. “Assim de forma coletiva, podemos realizar a interdisciplinaridade, estudando os países do mundial nas aulas de geografia, o respeito às diferenças culturais e religiosas no ensino religioso, a riqueza nos mais variados idiomas e onde o inglês é utilizado, as diferenças gramaticais da língua portuguesa em comparação com outros lugares, o funcionamento do organismo dos atletas em ciências, as tabelas e somatórias de resultados em matemática, os formatos dos estádios e campos na geometria, os hinos nas aulas de música, a riqueza das informações das nações através da história e os movimentos motoros do futebol na educação física, enfim... através de um simples álbum de figurinhas podemos trabalhar pedagogicamente com uma diversidade de disciplinas, sendo um ganho no diferencial do ensino para nossos alunos”, diz Rosangela.
O pontapé inicial do projeto ocorreu em grande estilo, houve apresentações simbolizando a magia e a grandeza do futebol em nosso país. O evento reuniu professores, representantes da Secretaria municipal de Educação, imprensa local, empresários e principalmente os alunos, que vibraram ao receberem seus exemplares.  
O projeto contou apenas com recursos da iniciativa privada. Empresários da comunidade abraçaram a causa, acreditaram e investiram financeiramente para que o mesmo fosse concretizado. Mas a escola não para por aí, além deste projeto que tem duração até o final do ano, outras festividades como a famosa festa junina, o festival de pipas e a concorrida festa da primavera já estão sendo pensadas.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897