COLÉGIO GALILEU

Colégio Galileu recebe o professor Dr. Antonio Carlos Caruso Ronca

Ex- presidente do Conselho Nacional de Educação

Por: Redação | Editoria: educacao | 10/07/2018 | Visualizações: 1443

Professor Dr. Antonio Carlos Caruso Ronca, graduado em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira - Foto de Reprodução

O professor Antonio Carlos Caruso Ronca, ex-presidente do Conselho Nacional de Educação esteve sábado (7/7) em São Sebastião do Paraíso para uma palestra no Colégio Galileu. O evento teve início às 9h para uma plateia composta pela diretoria, coordenação, professores e funcionários do Colégio, além de convidados.
A iniciativa de vir a São Sebastião do Paraíso partiu do próprio palestrante, diante da repercussão da nota 1.000 na redação do ENEM/2017, mérito do ex-aluno do Colégio Galileu, João Pedro Fidelis Belluzzo. O professor Ronca está analisando as 53 redações que obtiveram nota máxima no ENEM/2017 e deve divulgar em breve os resultados desse estudo.
Juntamente com sua esposa, professora Vera de Faria Caruso Ronca, deu-se início à palestra sobre o tema “Como a aprendizagem de conceitos pode ser significativa?”. Durante duas horas o professor discorreu sobre o tema, levando aos presentes inspiradoras reflexões sobre como os professores podem facilitar a aprendizagem significativa para o aluno. Segundo ele a quantidade, a clareza e a organização do conhecimento presente no aluno é a principal variável a ser considerada por professores e educadores.
Considerando que a estrutura cognitiva é, hierarquicamente, organizada, deve-se partir de conceitos e proposições mais inclusivas, daí a necessidade de se investigar o que o aluno sabe e ensiná-lo de forma consequente. Acrescentou ainda, ser fundamental que o professor, ao preparar sua aula, questione-se, “o que é essencial para que o meu aluno entenda esse novo conceito?”. 
A palestra foi encerrada com a leitura do poema “Mãos dadas” do poeta  Carlos Drummond de Andrade. O texto ilustrou a fala do  professor sobre a necessidade de um olhar mais atento aos alunos que apresentam mais dificuldades na aprendizagem. Segundo ele, o trabalho pedagógico com o aluno tido como bom, torna-se fácil, porém difícil é encontrar caminhos no ensino – aprendizagem daqueles que não possuem, por motivos diversos, a mesma facilidade.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897