CURTAS

CURTAS EDIÇÕES 2217

Por: Redação | Editoria: cidades | 11/07/2018 | Visualizações: 2127

- Foto de Reprodução

SANTA CASA
Foi anunciado no final de semana a liberação da verba de um milhão de Reais a partir de emenda do deputado federal Carlos Melles para fortalecimento da Santa Casa. Com o recurso está sendo anunciado a construção de mais 42 leitos de internação pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no hospital. Como o trabalho para este setor já ocorre há algum tempo o projeto está em fase de finalização do segundo pavimento. Pelo que consta a Santa Casa está providenciando a documentação para o depósito destes recursos. Mais um ponto positivo para a instituição nesta nova fase em que se tem conseguido resultados altamente positivos em gestão. 


PAGAMENTOS
A Prefeitura de Paraíso soltou ontem comunicado informando a data do pagamento dos salários dos servidores como os do Fundeb com o valor restante da atenção básica de R$ 2.500. Em alguns setores há o escalonamento e em outros como é o caso daqueles que atuam pela Educação e dependem do Fundeb, ocorre a complementação, já que parte do setor recebeu na semana passada. Como na oportunidade, mais uma vez o governo apropriou-se de parte dos recursos que deveriam ser repassados aos municípios mineiros, os prefeitos tiveram que se virar, cada um do jeito como pode. Em Paraíso alguns receberam e outros terão o recurso disponível na conta a partir desta quarta-feira, 11 de julho. Quem recebe recursos vinculados teve o pagamento total e com recursos próprios a primeira chamada é para quem recebe até R$ 2.500,00.


NOTIFICAÇÃO
Os responsáveis pelo empreendimento no Jardim Canadá em Paraíso estão sendo notificados pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental de São Sebastião do Paraíso, para tomarem providências em relação ao afloramento de nascentes em uma rua do bairro. Uma denúncia sobre a situação chegou ao Codema e o assunto esteve na pauta da reunião ocorrida semana passada. A canalização feita não ficou a contento e serão necessárias novas intervenções e urgentes. O período é de seca e favorece as obras, não adianta adiar agora e mais tarde falar que não fez em função do período de chuvas. A fiscalização é da Prefeitura que já devia ter tomado providências para a questão das ruas sem pavimentação no bairro se o loteamento foi liberado deve estar em ordem para construir e morar ou estão coniventes com a situação vivida pelos moradores. 


COMO FICOU?
Em se falando em Codema, seria oportuno se esclarecer em que pé ficou a situação de árvores mutiladas pelo corte feito por funcionários de empreiteira a serviço da Cemig, em vias públicas de Paraíso. De uma tacada, sem nenhuma estética cortaram grande número de galhos, e o estrago teria sido maior caso não pessoas da comunidade e imprensa tivessem alertado o setor competente na prefeitura. A pergunta que fica é a seguinte: se proprietário tivesse por seu alvedrio feito um estrago semelhante, em árvore plantada de frente a seu imóvel, qual seria a consequência? No dito popular, o mesmo pau que bate em Chico, bate em Francisco.


FORA DO AR
De olho no cumprimento da legislação eleitoral, o site institucional do Governo de Minas Gerais já está fora do ar. O governador Fernando Pimentel (PT) é pré-candidato  reeleição e as matérias relacionadas às ações da administração do governo dele já foram retiradas do ar. A medida cumpre a legislação que determina que no período eleitoral, entre 7 de julho e 7 de outubro, ocorra a limitação da publicidade institucional. Essa medida visa evitar que, por já estar no comando do governo, Pimentel possa ser beneficiado com a propaganda oficial, saindo em vantagem em relação aos demais candidatos. O público e os servidores do Estado terão acesso apenas a informações como a agenda administrativa do governador, contracheque on-line e tabela de pagamento. As informações do Diário Oficial também ainda continuam acessíveis ao público.


PENSANDO BEM ...
O site do governo do Estado foi retirado porque a legislação assim o determina, mas pelo lado prático, com ele, ou sem ele, não passa despercebido aos mineiros a situação caótica vivida por funcionários públicos que vivem numa tremenda penúria por conta de parcelamento e, mesmo assim, atraso no recebimento de seus salários. Isto se soma à volumosa dívida do Governo estadual para com os municípios por falta dos devidos repasses, e a falta de investimento em vários setores. Senhor Pimentel conseguiu sucatear os cofres do Estado, e não se sabe onde “os cobres” foram parar.


GREVE
O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) notificou o governo do Estado informando, mais uma vez, da decisão da categoria votada no 11º Congresso Estadual realizado de 31 de maio a 3 de junho último, que mediante o descumprimento contínuo do pagamento dos salários no 5º dia útil do mês, os profissionais da educação vão paralisar totalmente suas atividades. Assim sendo, conforme notificação, o Sindicato informa que os trabalhadores em educação da rede estadual irão paralisar suas atividades a partir de 9 de julho de 2018 até o governo do Estado efetuar o pagamento integral da primeira parcela dos salários dos servidores em atividade nas escolas estaduais, Superintendências Regionais de Ensino, do Órgão Central e aposentados/as da educação. Em Paraíso não se tem notícias da adesão ao movimento.


CAMPANHA
A Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Defesa Civil está com uma campanha educativa nas rotatórias de São Sebastião do Paraíso. O trabalho começou no final do mês de junho, no Parque São Judas Tadeu (rodovia Pedro Luiz Cerize), na saída para São Tomás de Aquino e faz parte do projeto “Companhia do Trânsito”. O objetivo é conscientizar a população a respeito das leis de trânsito para evitar acidentes e melhorar a mobilidade urbana. Durante a ação, os guardas municipais entregam panfletos e orientam os motoristas que passam pelo local.


ROTATÓRIAS
Além do bairro São Judas, a campanha foi realizada nas três rotatórias localizadas na Avenida Zezé Amaral (próximo ao Fórum, igreja São José e posto Samambaia). Ainda consta ação nas avenidas Dárcio Cantieri (em frente ao parque de Exposições), Wenceslau Braz (trevo da Copasa) e na Rua Santa Luzia, confluência com as avenidas Itália e Afonso Pena. Os agentes orientam os condutores sobre o uso de setas, as regras de circulação e o significado das placas Pare e Dê a Preferência. O assunto foi matéria de aula no período de formação, mas alguns motoristas tem memória fraca, não aprenderam, não se lembram ou não se sabe como foram aprovados em exame de habilitação. Tudo regras básicas.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897